quinta-feira, 28 de Março de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O ministro de Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Nasser Bourita tem dito "satisfeito"; do resultado da 30ª Cimeira dos Chefes de Estados e Governos da União Africana (UA), que encerrou seus trabalhos, Segunda-feira. fim da tarde, em Addis Abeba. "O Marrocos tem várias razões para ficar satisfeito de sua participação na 30ª Cimeria da UA", declarou Bourita em uma entrevista coletiva após a Cimeria africana.  Quanto a questão do Saara marroquino, Bourita tem dito... 


saber que a 30ª Cimeira da UA reiterou a posição a favor da resolução adotada pela organização em sua 29ª Cimeria, realizada em julho passado em Addis Abeba. na Qual a resolução chama a UA a apoiar os esforços das Nações Unidas para encontrar uma solução política desta questão, acrescentou o Ministro.

 Esta resolução, "confirma a liderança das Nações Unidas, tem por objetivo resolver esta questão", sublinhou o Ministro.

 Um ano depois do seu regresso à sua família institucional africana, o Marrocos tem  ativamente participado em diferentes reuniões e atividades do bloco pan-africano, explicou o ministro, observando que a 30ª Cimeira da UA foi marcada, em particular, pela apresentação do Relatório do rei Mohammed VI sobre a questão da migração.

 O relatório de Sua Majestade o Rei tem sido bem recebido pelos Chefes de Estado e Governos africanos, ressaltou ele, sublinhando que o Soberano insistiu para que este relatório fosse preparado com base em uma abordagem consultivo e participativo.

 Comentando sobre a eleição de Marrocos no Conselho de Paz e Segurança da UA (CGP), Sr Bourita assinalou que Marrocos conseguiu acolher 70% dos votos dos países membros da UA, apesar das tentativas dos adversários, desesperados a contrariar a candidatura do reino.

 "Finalmente, a lógica africana prevaleceu e Marrocos conseguiu aceder a este importante cargo", congratula-se.

 O Sr. Bourita, por outro lado, anotou que Marrocos também conseguiu incorporar nesta cimeria novos elementos, como a questão do censo de refugiados de acordo com as regras e procedimentos do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ( ACNUR).

 - Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados