quinta-feira, 28 de Março de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O think tank colombiano especializado em análises políticas e estratégicas na América Latina "CPLATAM" sublinhou o papel preponderante que desempenha a Constituição marroquina de 2011, no respeito dos direitos e liberdades nas províncias do Sul, tanto quanto no conjunto do território Marroquino, denunciando também o estado de ilegalidade que reina nos campos de Tindouf, sul da Argélia. "O que é natural num território sem estruturas democráticas, (NDLR campos de Tindouf) não foi no Saara marroquino onde os cidadãos livres e iguais, estão sujeitas a lei através dos meios constitucionais, respeitando a justa participação e a representação política legal e legítima (...)


cumprindo com todos os requisitos da democracia ", sublinhou o think tank em uma análise assinada pelo seu fundador e coordenador Clara Riveros, e o escritor espanhol especializado no Saara, José Maria Lizundia.

Segundo os dois autores, " o totalitarismo e o despotismo" prevalecentes nos campos de Tindouf tornam a entidade pseudo que  controla esses campos pode "coexistir com os habitos e costumes primitivos que denigrem e violam as liberdades e os direitos fundamentais do homem. "

Ao sublinhar o estado de anarquia que prevalece nestes campos, o think tank colombiano acredita que o fato de manter as "zonas cinzentas" no regulamento que prevalece nestes campos como objectivo de servir os interesses e o poder político do "polisario" e sua estrutura.

"A sociedade tradicional nção pode prosperar e ficar lá onde o jugo político absorve e domina todas as actividades públicas", anotou o think tank, considerando que a Constituição marroquina vai além da proposta de autonomia e corresponde às aspirações do novo geração no Saara que quer assegurar a sua individualidade e sua cidadania marroquina.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados