quarta-feira, 24 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O site da Africa Intelligence escreveu, quinta-feira passada, que a Argélia enfraquecida na União Africana tenta mobilizar seus últimos "amigos" com a esperança de recuperar espaços para as manobras, sobre o dossiê do Saara, uma vez que continua a ter uma grande decepção.



Tal site de informação esclareceu que “o ministro dos Negócios Estrangeiros argelinos, Sabri Boukadoum tem efetuado uma visita as poucas capitais ainda parecidas fiéis à Polisário na África, tendo em vista a restabelecer os espaços para suas manobras em relação ao dossiê do Sahara. Uma vez a sua decepção continua sendo grande. "

Segundo a Afrique Intelligence, se o ministro argelino havia conseguido obter dois pontos referentes ao Saara em um comunicado conjunto publicado após sua visita a Pretória em 12 de janeiro, o assunto era diferente em outras capitais africanas.

Depois da sua passagem por Pretória - acrescenta o site - o ministro argelino visitou a Angola nos dias 13 e 14 de janeiro, onde se encontrou com o seu homólogo Tete Antônio e o presidente João Lourenço, “mas é claro que o tom não era o mesmo”, anotando que “nenhuma menção à questão do Saara tem sido mencionada conforme o comunicado final, uma vez que a Angola tem sido conhecida com o seu apoio à Polisário, há alguns anos.

Tal site sublinhou que "tem anotado a ausência da mesma referência em relação a este assunto", à margem da sua passagem por Quênia, do chefe da diplomacia argelina pela África.

Tem explicado também que  a diplomacia marroquina consagrou neste assunto um avanço brilhante em  relação a alguns países  leais à "Polisário" a algum tempo atrás, mas hoje mudaram de posição.

Finalmente, o site anotou que o caso da Nigéria, discretamente posicionada de forma neutra para com o dossiê do Saara, é sobretudo para com a posição da União Africana.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados