quinta-feira, 18 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O texto integral do comunicado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reconhece a plena e completa soberania do Marrocos sobre o Saara, foi distribuído aos 193 Estados membros das Nações Unidas, como documento oficial do Conselho de Segurança da ONU, traduzido nas seis línguas oficiais das Nações Unidas.

A embaixadora, Representante Permanente dos Estados Unidos junto às ONU, Sra Kelly Craft, na mensagem anexada ao texto do comunicado americano, explicou que o Presidente Donald Trump tem reconhecido, 10 de dezembro de 2020, por meio deste comunicado, “ todo o conjunto do território do Saara Ocidental considerado, como uma parte integrante do Reino de Marrocos ”.

Nesta carta dirigida ao Presidente do Conselho de Segurança da ONU, cuja cópia foi enviada ao Secretário-Geral das Nações Unidas, a Sra. Kraft enfatizou que o comunicado americano  tem sublinhado que a proposta marroquina de autonomia consitui "a única base para uma solução justa e duradoura da disputa em torno do território do Saara Ocidental. "

Acrescentando que tal comunicado reafirma o apoio dos EUA à “proposta de autonomia, considerada séria, realista e credível, que o Marrocos apresentou como única base para se chegar a uma solução justa e duradoura em torno da disputa do território do Saara Ocidental”.

Além do que veio neste documento histórico, "Os Estados Unidos consideram que o estabelecimento de um estado independente do Saara não é uma opção realista para resolver o conflito, se não o plano de autonomia sob a soberania marroquina constitui a única solução possível."

Tal comunicado  americano também tem anotado: "Instando as partes a iniciar as negociações o mais rápido possível, adotando a proposta marroquina de autonomia, o único quadro possível para negociar uma solução aceitável para ambas as partes."

“Para apoiar o avanço, os Estados Unidos vão incentivar ainda mais o desenvolvimento econômico e social no Marrocos, sobretudo no território do Saara Ocidental”, anotou o comunicado. Para tanto, os Estados Unidos vão abrir um consulado Geral em Dakhla, para promover as oportunidades econômicas e comerciais nesta região.

A carta da embaixadora  americana veio num dia após a virtual conferência ministerial de apoio à iniciativa de autonomia sob a soberania marroquina, dirigida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita,  bem como o secretário adjunto do Estado responsável das questões do Oriente Médio e Norte da África, David Schenker, além da participação de 40 países, e 27 a nível ministerial.

Finalmente, tal conferência constitui uma oportunidade para a comunidade internacional expressar mais uma vez, o seu forte e explícito apoio à iniciativa marroquina de autonomia, que visa pôr fim ao conflito artificial em torno do Saara marroquino.
Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados