sexta-feira, 19 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O sr Rusev Huseynov, co-fundador e diretor do think-tank "Topchubasov" em Baku, Azerbaijão, destacou que o Saara marroquino conta com um enorme potencial que o qualifica como um elo estratégico entre o Reino e África Subsaariana. O especialista em desenvolvimento social e político escreveu um artigo intitulado "O Saara Marroquino: 46 anos após a Marcha Verde", cujo Saara marroquino  tornou-se uma prioridade econômica para o Reino, em termos de estabilidade e metas de desenvolvimento econômico para "o sul de Marrocos."

O Sr. Huseynov explicou que o governo marroquino entrou em 2015 no maior programa de investimento da história do Saara, através de um ambicioso plano de desenvolvimento, cerca de cem projetos nas províncias do sul para o período 2015-2021, cujo objetivo é de tornar esta região um pólo de investimento, turismo e serviços logísticos.

A este respeito, anotou-se que o Reino tem destinado cerca de 6,6 bilhões de euros para construir a rodovia, ligando as cidades de Tiznit e Dakhla, além de universidades e parques das energias renováveis, aeroportos, usinas de dessalinização, hospitais e o grande projeto a exemplo  do Dakhla-Atlântico porto, financiado conjuntamente com os Estados Unidos.

Salientando que através destas infra-estruturas, o Marrocos pretende redobrar esforços para acelerar o desenvolvimento social e económico das províncias do sul, apontando em especial às energias renováveis, a cidade de Tarfaya objeto do maior parque eólico de África (300 megawatts), cuja meta é de fornecer eletricidade para 1,5 milhão de residências.

Considerando que o Saara marroquino entra assim na fase de investimentos, crescimento económico e prosperidade, sublinhando os grandes esforços e vultosos fundos em favor da região, baseada nas enormes potencialidades como pólo turístico, logístico e de Serviços.

Esta estabilidade política da qual goza esta região sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, alimenta o processo do desenvolvimento,  este experto aponta a necessidade da comunidade internacional apoiar os esforços de Marrocos, uma vez que nos últimos anos, o país tem alcançado resultados tangíveis a nível político, diplomático, e nos níveis econômicos em prol do Saara marroquino.

Neste contexto, lembrando que o reconhecimento dos Estados Unidos da plena soberania do Marrocos sobre o Saara, dezembro de 2020, constitui mais uma vez o proeminente dessas conquistas.

Anotando ainda que 26 países abriram missões diplomáticas nas cidades de Laayoune e Dakhla, num gesto do reconhecimento da soberania marroquina sobre o Saara, sublinhando que Washington também se comprometeu a abrir um consulado nesta região.

Por outro lado, o Diretor do Centro Topshopashov considerou que o relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, dirigido à Assembleia Geral, outubro passado, aponta os elementos armados da Frente Polisário, responsáveis pela obstrução do trânsito na passagem de Guerguerat , cuja intervenção do Marrocos foi rápida para o restabelecimento da liberdade de circulação de pessoas e bens nesta passagem de fronteira entre Marrocos e Mauritânia, tudo isso ocorreu em conformidade com as medidas pacíficas e decisivas, tomadas por parte do Reino.

Referindo-se às recentes eleições no Marrocos, o Sr. Huseynov indicou que as três regiões do Saara marroquino registraram uma taxa de participação recorde, superando todas as outras regiões, cuja participação ativa dos eleitores nessas regiões nessas eleições confirma, se necessário, a marroquinidade do Saara.

Tal Topshopashov Think Tank é um centro de pesquisa e plataforma de discussão, dedicado principalmente a questões de globalização, geopolítica e segurança.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados