sexta-feira, 19 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Embaixador, Representante Permanente do Marrocos junto às Nações Unidas, Omar Hilal denunciou, perante o Conselho de Segurança da ONU em Nova York, o recrutamento militar de crianças por grupos armados, considerado uma das práticas mais graves das violações dos direitos humanos. Tem dito na margem de uma reunião de caráter informal do Conselho de Segurança, organizada pelas Missões Permanentes do Vietnã, Quênia, Níger, Noruega, Rússia, Estados Unidos, Malta, São Vicente e Granadinas, sob o tema “Levantando os desafios sob as crianças privadas de seus pais e proteção durante os períodos de conflito”,... 

considerando o recrutamento de crianças por grupos armados em campos de refugiados como uma das mais graves práticas de violações de seus direitos.”

Acrescentando que privar essas crianças da proteção dos pais e todos seus direitos constitui uma violação do direito internacional, apontando os autores das violações do recrutamento militar de crianças e aqueles que os suportam devem ser  "totalmente" responsáveis.

O embaixador explicou que em situação de conflito são as crianças que pagam o “alto preço”, sobretudo aquelas que vivem em campos de refugiados, levados à forca como migrantes e filhos de minorias, objeto da vulnerabilidade, pior ainda quando são privadas de pais, protetores, ou  separadas de suas famílias e desacompanhadas ou órfãs.

Destacando que os direitos fundamentais de todas as crianças, especialmente aquelas privadas de proteção parental, devem ser respeitadas, protegidas e consideradas prioritárias, lembrando a esse respeito os reiterados apelos junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas para salvar vidas e proteger as sociedades.

Nesse contexto, o Sr. Helal exortou os Estados Membros a priorizar a garantia da educação, de nutrição, de saúde e segurança das pessoas em situações vulneráveis, incluindo as crianças durante conflitos armados, as que sao desacompanhadas e separadas de suas famílias necessitam de proteção especial.

Neste contexto, o diplomata sublinhou: “É importante conhecer o estado das crianças e até que ponto gozam de todos seus direitos e disposições contidas na Convenção sobre os Direitos da Criança e respeito a estes mecanismos relevantes”.

A este respeito, o embaixador esclareceu a importância de manter o censo de todas as crianças, independentemente das suas circunstâncias, bem como o acompanhamento das pessoas  separadas de suas famílias, e das crianças refugiadas, e como zelar pelo acompanhamento das crianças imigrantes.

O Sr. Helal anotou ao dizer que "essas medidas são necessárias para garantir a proteção dessas crianças em situação vulnerável contra todas as formas de violência, de exploração e abuso, e contra o recrutamento por parte dos grupos armados como soldados ou mantê-las em forma de outros atos coercitivos,  casamento forçado e  outras práticas que desrespeitam a sua dignidade e pessoa."

No mesmo contexto, chamando a comunidade internacional para reafirmar mais uma vez o compromisso político e a vontade de garantir os direitos de todas as crianças em todas as circunstâncias, protegendo-as contra todas as formas de violência, exploração e abuso.

“Precisa-se encontrar meios que  permitam acompanhar e monitorar, bem como denunciar e abordar as violações contra crianças, aquelas que sao privadas de proteção dos pais, levadas sob punição”, anotou o Sr. Helal, considerando que a tarefa continua “difícil, mas cabe a comunidade tomar posição."

Destacando ainda que "deve-se trabalhar juntos para entender as lições, aprendendo com o problema  da violência e continua apesar da pandemia COVID-19".

O embaixador concluiu ao dizer que manter o "compromisso total" do Marrocos, junto à Convenção sobre os Direitos da Criança e além dos três protocolos opcionais,  objeto da proteção e promoção de todos os direitos da criança, cujo Reino manterá todas as atribuições para reafirmar tal compromisso .

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados