terça-feira, 23 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Câmara dos Representantes do Paraguai reiterou o seu apoio à iniciativa marroquina da autonomia para o Saara, considerando-a " a única base séria e credível para uma solução definitiva deste conflito regional, no quadro da soberania e integridade territorial de Marrocos, e de acordo com os critérios do Conselho de Segurança das Nações Unidas".....


Em sua Declaração nº 892, o legislativo saudou a nova resolução do Conselho de Segurança da ONU, o apoio aos esforços do Secretário-Geral da ONU e do novo Enviado Pessoal, tendo em vista "chegar a uma solução política, realista, pragmática, duradoura e compatível para com este conflito regional .

Salientando que “o processo político deve realizar-se no âmbito de mesas redondas sob os auspícios das Nações Unidas e com a participação, das partes envolvidas no conflito, com representadas de Marrocos, Argélia, Mauritânia e Polisário , "chamando essas partes para" envolver diretamente neste processo e cooperar plenamente com o Secretário-Geral das Nações Unidas. "e entre si, visando a progredir em direção de uma solução política mutuamente aceitável.”

 

Além disso, a Câmara dos Representantes do Paraguai tem saudado o “compromisso de Marrocos com os acordos de cessar-fogo e o processo político”, chamando às outras partes “para mostrar vontade e com espírito de responsabilidade, de moderação,  de determinação para facilitar a missão do Secretário das Nações Unidas''. bem como de seu enviado pessoal, para  acabar com este conflito e poupar a região de qualquer tensão ou tentativa de desestabilizar e conflito "devastador."

 

Os deputados do Paraguai expressaram a sua preocupação com "o anúncio do grupo armado Polisario de violar o cessar-fogo, bem como com a decisão unilateral da Argélia de romper as relações bilaterais com Marrocos e não reconhecer a Resolução nº 2.602 do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

 

Finalmente, o Parlamento paraguaio manifestou o "seu apoio a ONU, chamando as Nações Unidas para proceder ao censo da população dos campos de Tindouf o mais rápido possível a fim de garantir a proteção dessa população vunerável".

 

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados