terça-feira, 23 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional Húngara, Zsolt Nemeth suadou, ontem terça-feira, em Rabat, o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos a ONU, 2007, para encontrar uma solução definitiva da disputa em torno do  Saara marroquino. Num comunicado junto à imprensa, o Sr. Nemeth, na margem das conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, destacou que "o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos, 2007, a ONU, contribui para a estabilidade da região mediterrânica no quadro da solução da disputa sobre o Saara".


Neste contexto, o responsável saudou o apoio dos Estados Unidos a este plano de autonomia.

No que diz respeito à cooperação entre Rabat e Budapeste, o Sr. Nemeth sublinhou que as relações amistosas entre os dois países conheceram  um dinamismo dos canais, dos ministérios dos negócios estrangeiros, por um lado, e dos parlamentos de dois países, por outro, considerando a diplomacia parlamentar base da relação avançadas de cooperação entre as instituições legislativas marroquina e húngara.

Esclarecendo no âmbito desta cooperação, a Hungria tem aumentado o número de bolsas concedidas a estudantes marroquinos para 165 por ano.

O sr Nemeth saudou ainda a cooperação académica entre os dois países, qualificando-a de "frutuosa", graças à vontade expressa de aprofundar a cooperação económica, social e cultural entre Rabat e Budapeste.

Também o Sr. Nemeth, tem encontrado ao longo da visita de trabalho a Marrocos muitas autoridades com as quais  conversou, em particular a Câmara dos Representantes e  dos Conselheiros.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas


 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados