quinta-feira, 14 de Maio de 2026  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Quênia considera o plano de autonomia que Marrocos apresentou 2007 a ONU, a única abordagem sustentável, capaz de levar a uma resolução definitiva do conflito sobre o Saara Marroquino Esta  delegação parlamentar queniana, atualmente em visita ao Reino, saudou o impulso de desenvolvimento que conhece o Marrocos sob a liderança de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI. Durante a reunião da delegação parlamentar, mantida, segunda-feira, com autoridades do Comitê do Interior, das Autoridades Locais e da Infraestrutura, além de outros membros do Comitê de Finanças, de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Conselheiros, a qual tem expressado a admiração do notável progresso, alcançado em diversas áreas no Marrocos.


Para o Presidente do Comitê Especial do Senado Queniano, Kudfrey Asotsi, ele destacou sobretudo a importância da infraestrutura do Marrocos, e a  experiência adquirida nas áreas da descentralização e investimento.

 Declarando que "Marrocos é o país de paz e segurança, fonte de inspiração, e  notável desenvolvimento em todos os níveis", tal reunião constitui uma oportunidade para tomar nota da experiência pioneira do Marrocos nas áreas de interesse comum.

Por outro lado, a disposição do Senado é engajar-se no sentido de fortalecer ainda mais a cooperação com a Câmara dos Conselheiros,  com as questões africanas, e o grupo de amizade entre as duas instituições legislativas.

Em relação à questão da integridade territorial do Reino, o Sr. Asotsi lembrou a posição do Quênia, cujo plano de autonomia constitui a única abordagem sustentável, capaz de levar  a resolução definitiva do conflito sobre o Saara Marroquino.

Por sua vez, o presidente da Comissão do Interior, Comunidades Territoriais e Infraestrutura da Câmara dos Conselheiros, Moulay Abderrahmane Ablila, enfatizando  a visita da delegação queniana  que visa a fortalecer as relações bilaterais.

O Sr. Ablila considerou esta visita que ocorreu num contexto marcado pelo grande impulso das relações marroquinas-quenianas, isso é após a visita do Primeiro-Ministro queniano ao Reino, maio de 2025. Apoiando  o trabalho da Câmara dos Conselheiros para trabalhar e promover a cooperação entre as duas instituições legislativas, atendendo aos interesses comuns de ambos os países.

Por outro lado, as discussões das partes proporcionaram uma oportunidade para rever as diversas iniciativas lançadas pelo Reino, sob a liderança visionária de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, em termos do desenvolvimento do continente africano, da experiência marroquina na gestão de fundos públicos e da promoção do investimento privado.

Destacando esta visita da delegação parlamentar queniana ao Marrocos (de 1 a 7 de setembro), base dos esforços, capazes de fortalecer as relações marroquinas-quenianas.

Tal visita ao Reino da delegação queniana envolve ainda a realização da visita  à cidade de Dakhla, objeto da reunião com as autoridades locais.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas


 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados