Esta sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) acontece no meio de preocupações com os direitos humanos.
No contexto do relatório do CDH sobre a situação atual dos direitos humanos no mundo, o Alto Comissário para os Direitos Humanos, Volker Türk denunciou tal situação preocupante" caracterisada de profunda erosão das regras do direito internacional, enquanto ao fundamento da paz e ordem mundial".
Segundo o comissariado, "alguns Estados ignoram ou aplicam seletivamente as normas internacionais, dado o compromisso universal; em relação a banalização das violações, a impunidade e a aplicação inconsistente da lei num clima de desconfiança e instabilidade".
O Sr. Türk expressou a "consternação da crescente glorificação da guerra", e da retórica belicosa prevalecente em detrimento da diplomacia.
Ta situacao de discriminação constitui "outra tendência preocupante". Considerou o Alto Comissário, denunciando "o aumento da violência contra minorias étnicas, religiosas e indígenas, além do desafio aos direitos das mulheres e pessoas com deficiência".
O Sr. Türk fez também apelo solene aos Estados-Membros para defender ativamente os direitos humanos, promovendo as convenções ratificadas.
O Alto Comissário instou ações imediatas, tanto em nível nacional quanto internacional, para defender os princípios fundadores da Carta das Nações Unidas.
Tal reunião foi presidida pela Suíça, no quadro da 60ª sessão do CDH, abordando uma ampla gama de situações no mundo e, segundo observadores, a universalidade dos direitos humanos tornou-se questão preocupante e crítica no contexto da história internacional.
Durante quase cinco semanas, o Conselho vai analisando mais de 60 relatórios sobre a situação dos direitos humanos em mais de 40 países, além de outros temas programados e 37 diálogos interativos.
Notícias sobre o saara ocidental-Corcas