sábado, 21 de Julho de 2018  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Reunindo para a segunda edição do festival "Tarakalt" da cultura do sara, o qual é organizado pela "Associação da Zailat para o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente" com o apoio das comunas rurais de Al Mahameed Al Ghaklan, durante o período entre 25 e 27 do próximo mês de Fevereiro.

 



Segundo o comunicado dos organizadores, esta conferência cultural e artística que coincide com a organização e a comemoração do evento da histórica da visita real da Sua Majestade, o falecido Mohammed V para Al Mahameed Al Khazlina que refleteu a importância desta região e do seu arcevo patrimonial e cultural do Saara marroquino noss diversos dominios materiais e imateriais.

O comunicado aclarou que este festival, que reservou uma parte das suas actividades pela preservação do meio ambiente, visa também informar sobre a antiga vida dos nômades, que está ameaçada de extenção no sul do Marrocos, especialmente, na região do Al Mmahameed Al Ghazlan que foi conhecido no passado de Tarakalt "."

Assim este festival constitui uma oportunidade para as mulheres saranianas para reaviver os costumes e as tradições do saara, isso diante da organização de espaços abertos para a participação e troca com as associações femininas do Marrocos e fora do pais.

Além das atividades culturais e das questões ambientais, o festival "Tarakalt"  na sua segunda sessão envolveu outras atividades de esportes,  bem como filmes e documentários, tratando de  exposição de fotos como uma memória histórica, além da organização de seminários, de apresentações e de workshops de caráter cultural e social. E Outros eventos envolvem o tema do desenvolvimento sustentável.

Tal festival de "Tarakalt" é caracterizado como uma cultura do sara, revelando assim uma dimensão internacional, porque ele contou com a presença de muitos cidadãos estrangeiros, especialmente da Suíça, da Holanda, da França com vista a participar em algumas atividades abertas pela ocasião no âmbito de um trabalho voluntário. Houve participação de uns grupos e bandas músicais decorrentes da cultura do sara, com origem do Mali e da Mauritânia.

Fonte: MAP
(Notícias de interesse para o Sara Ocidental / CORCAS)

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2018 - Todos os direitos reservados