sexta-feira, 29 de Março de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Grenada destacou, perante à 4ª Comissão da Assembléia Geral da ONU, o apoio à Iniciativa de Autonomia, apresentada por Marrocos, tal proposta é  considerada "séria e credível" para resolver o conflito ao redor do Saara marroquino.

"'Saudamos a iniciative da autonomia marroquina, submetida ao Conselho de Segurança em 11 de abril de 2007, constituindo uma proposta séria e credível para pôr fim a esta disputa", sublinhou o representante da Grenada junto ao ONU, Nerissa Williams.

Recordando que a Resolução 2351 do Conselho de Segurança, aprovada em abril de 2017, "sublinha os esforços de Marrocos para resolver o conflito do Saara", e a afirmação desta resolução da ONU, para  uma "solução política desta disputa", fortalendo a cooperação entre os Estados membros da União do Magrebe Árabe, a estabilidade e a segurança na região do Sahel ".

A diplomata da Granada também expressou o apoio de seu país ao processo político, que começou em 2007, visando alcançar "uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável" para o conflito marroquino sobre o Sara.

A Sra. Williams também congratulou-se com "as medidas e as iniciativas tomadas por Marrocos para promover e proteger os direitos humanos, em particular a sua interação com os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos, Além do papel desempenhado pelas Comissões Regionais do Conselho Nacional de Direitos Humanos em Dakhla e Laayoune ".

Essas medidas, saudou a diplomata da Grenadha, "os quais foram saudadas pelo Conselho de Segurança".


Além disso, a Sra ressaltou a importância e o apoio total de seu país, chamando o Conselho de Segurança conforme sua resolução 2351, para o recenso dos campos de Tindouf "para garantir a proteção e a promoção dos seus direitos humanos ".


- Notícias sobre o tema do Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados