quinta-feira, 25 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Em resposta à crítica desprezível da delegação argelina sobre o Saara marroquino e, na margem das discussões com os meios de comunicação, o representante de Marrocos, Yasser Helfaoui denunciou o comportamento argelino, junto às potências ocidentais, que levanta a questão do saara nos encontros, sem que esteja programada na agenda das discussões. A pedido da Argélia publica-se um relatório sobre a questão do Saara que volta a 1975, a reste respeito o representante de Marrocos expressou a sua surpresa não apenas pela seletividade maliciosa da Argélia, mas também pela natureza do pedido contrário às práticas e as normas das Nações Unidas,  indicando que o programa e o  conteúdo é da responsabilidade das Nações Unidas e não da Argélia e nem de qualquer outro Estado-Membro.

O delegado marroquino tem podido solicitar também a publicação de documentos que reflitam o grau do envolvimento da Argélia na questão do Saara, em particular a proposta argelina de dividir o território do Saara marroquino, objeto do ex-Enviado Pessoal da ONU, James Baker, formulado pelo relatório do Secretário-Geral do Conselho de Segurança.

O diplomata marroquino explicou que "o marroquino não se desvia a este respeita e respeita o assunto do debate, bem como o campo da mídia".
 
Destacadno o apoio da comunidade internacional à iniciativa de autonomia marroquina, descrita como séria e credível. Por outro lado, O Sr. Khalafawi lembrou o perigo de cobrir a verdade e detornar os fatos histórico da Marcha Verde,  através dos quais o Marrocos recuperou suas províncias do sul,  informando aos membros das Nações Unidas sobre a situação difícil dos habitantes de Tinduf na Argélia, que nunca foram reconhecidos como refugiados, mas sim como detidos.

O diplomata marroquino também exclareceu que a questão do Saara marroquino é uma questão de definição da integridade territorial do Reino e não uma questão de descolonização. Aproveitando nesta oportunidade para condenar fortemente este representante e a imagem que a Argélia propaga de forma vergonhosa contro o Marrocos. Anotando que este país que criou a Polisário e financia seu aprelho militar e propaganda. Isso denota a posição da Argélia, prova de que faz parte desta disputa regional em torno do Saara marroquino,

Notícias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados