quinta-feira, 25 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O presidente sul-africano, Jacob Zuma sublinhou a importância de fortalecer as relações com Marrocos, país africano que tem acordado um apoio valioso à luta do povo sul-africano contra o regime do apartheid.

"O Marrocos é um país africano com o qual precisamos ter relações", declarou Zuma em uma entrevista divulgada no domingo pelo jornal sul-africano "News24".

O Marrocos deverá designar um embaixador em Pretória como um primeiro sinal da vontade de dois países  elevar o nível de seus representaçóes diplomáticas nas capitais de dois países, sublinhou o presidente sul-africano.

Este desenvolvimento vem após as consultas mantidas Quarta-feira em Abidjan entre Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o Presidente Zuma, à margem da Quinta Cimeira da União Africana-União Européia (UA-UE).

"Nós nunca tivemos um problema" com o Marrocos, prossegue o presidente sul-africano, lembrando o apoio trazido o Reino aos sul-africanos durante sua luta para a liberação do regime de segregação racial.

O Marrocos foi um dos países onde o ex-Presidente Nelson Mandela foi para buscar uma experiência militar no início da década 60 e para formar os militantes de Umkhonto we Sizwe (NDLR: a ala armada  Partido  Congresso Africano Nacional, CAN), lembrou Sr Zuma, anotando que "eles (os marroquinos) nos ajudaram muito".
 
"É por estas razões que Mandela sentiu, após a sua liberação (em 1990), que era necessário ir a Marrocos para agradecer os marroquinos", acrescentou o presidente Zuma.

Durante as consultas em Abidjan, Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o Presidente Zuma concordaram em trabalhar juntos, de mãos dadas, para projetar um futuro promissor, uma  vez que o Marrocos e  a África do Sul constituem dois pólos importantes de estabilidade política e de desenvolvimento econômico,  no extremo norte e no extremo sul do continente, respectivamente.

Eles também concordaram em manter um contato direto e envolver-se em uma frutuosa parceria econômica e política para construir umas relações fortes, duradouras e estáveis ​​e ultrapassar assim o estado que caracteriza as relações bilaterais.

A este respeito, a Sua Majestade o Rei e o Presidente Zuma decidiram que o quadro da representação diplomática será relevado através da nomeação de embaixadores de alto nível em Rabat, como em Pretória.

-Atualidade sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados