sábado, 21 de Abril de 2018  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

As diferentes oficinas organizadas no quadro da 2ª Cúpula Magrebina dos Jovens Líderes, em Laayoune entre (22 e  25 de dezembro), envolveram debates e discussões importantes e frutíferos sobre o papel dos jovens na consolidação da integração, da  Unidade do Magrebe e da promoção do desenvolvimento sustentável na África. Os representantes das delegações do Magrebe que participaram deste encontro, organizado pela União da Juventude Sakia Al Hamra-Oued Eddahab, sob o tema "juventude Magrebina, uma força para África", reiteraram seus compromissos de continuar a trabalhar para a construção de um Magrebe que atende as aspirações dos povos e a ambição de viver juntos em um espaço aberto e próspero.


Os temas debatidos durante os dois primeiros dias desta cimeira referem-se a "defesa da unidade do Magrebe", a "defesa para a preservação do meio ambiente no espaço magrebico", bem como a" Integração do Magrebe, como uma força para a África e "políticas públicas destinadas para os  jovens".

Para o Sr. Hassan Laamiri, membro da Câmara dos Deputados da Tunísia, este encontro é muito importante na medida em que reúne jovens líderes dos cinco países do Magrebe (Marrocos, Argélia, Mauritânia, Tunísia, Líbia) que irão levar a tocha da realização do sonho tanto esperado da construção da união do Magrebe.

Esta cimeira, caracterizada por um diálogo construtivo e intercâmbios frutíferos em torno de diferentes questões e importantes, estabelece os laços de fraternidade, de comunhão, de comunicação e de cooperação entre os jovens dos países do Magrebe, sublinou uma declaração junto ao MAP.

Por sua parte, Nour El Barâassi, parte da delegação da Líbia, destacou a importância deste evento na consolidação das relações entre os jovens dos países do Magrebe, anotando que esta cúpula é "um espaço de debate e de reflexão sobre o papel dos jovens na construção do futuro do Magrebe e do desenvolvimento do continente africano ".

Ele expressou a sua satisfação pela organização deste encontro, que constitui uma plataforma ideal de consulta, de comunicação e de troca de experiências, permitindo ainda que todos se exprimam livremente sobre as questões do desenvolvimento sustentável, das questões relacionadas com a proteção do meio ambiente, o fortalecimento dos valores de paz, de tolerância e de abertura e luta contra a migração ilegal e extremismo.

Por sua parte, Mohamed Salaheddine Madion, parte da delegação argelina, sublinhou que este encontro reúne jovens do Magrebe que acreditam na unidade do Magrebe, através do diálogo e da comunicação, esperando que este encontro conduza a propostas e soluções dos diferentes problemas que os jovens enfrentam.

Outros participantes sublinharam a importância deste encontro que lhes oferece uma oportunidade para encontrar-se, trocar e desenvolver  ideias inovadoras, capazes de promover entre os jovens do Magrebe as questões do desenvolvimento sustentável e da consolidação da unidade do Magrebe.

Paralelamente na margem das oficinas, os participantes desta Cimeria visitaram sábado uma série de projetos e equipamentos na cidade de Laayoune, indagando sobre a dinâmica do desenvolvimento sustentado que esta região do Reino conhece.

Os trabalhos da cimeira prosseguirão no domingo, com uma cerimônia de designação de "Embaixadores das Cimeiras", a leitura das recomendações formuladas pelos participantes, a assinatura de uma carta da Cimeria e a inauguração de um memorial da Cimeira. Este encontro envolveu outras visitas para as diferentes sites e projetos do desenvolvimento na cidade.

Noticias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2018 - Todos os direitos reservados