sexta-feira, 19 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Câmara dos Deputados paraguaia aprovou por unanimidade uma resolução, apoiando a iniciativa de autonomia marroquina para o Saara, apresentada pelo Reino, para pôr fim à disputa artificial regional em torno do Saara marroquino. A resolução apoia a iniciativa apresentada por Marrocos com um espírito de abertura, e através de esforços sérios e credíveis baseados sobre as condições que vistam a alcançar uma solução política e aceitável deste conflito regional que perdura por muito tempo. Sublinhando que um regulamento realista e de compromisso contribuirá para a estabilidade e a segurança da região.

 


A esse respeito, a Câmara dos Deputados do Paraguai aco congratulou-se pelos esforços do Reino e pelo compromisso demonstrado no quadro das Nações Unidas, expressando o apoio a um acordo político pacífico, justo e sustentável  questão do  Saara.

 Os parlamentares paraguaios também ressaltaram a importância dos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas e de seu enviado pessoal, os quais possam contribuir para a consecução dessas metas, visando os resultados aceitáveis para a resolução da disputa. , recordando o apelo do Conselho de Segurança da ONU para exortar os países vizinhos a envolverem-se mais para sair do impasse e avançar em prol de uma solução política a este problema regional.

 Acrescentou que o Marrocos fez prova de seu compromisso pela democracia e pelos direitos humanos, como isso foi confirmado pelo Conselho de Segurança da ONU em várias resoluções,através as  quais a Organização das Nações Unidas saúda as recentes medidas e iniciativas tomadas por Marrocos, bem como o papel desempenhado pelas Comissões do Conselho Nacional dos Direitos Humanos que operam em Dakhla, Laayoune, alem da interação de Marrocos com os Procedimentos  especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas ".

 Os membros da Câmara de Deputados paraguaios também sublinharam a preocupação do Conselho de Segurança para com a grave situação humanitária nos campos de Tindouf, no território argelino, anotando que o Conselho reiterou o seu apoio pelo sexto ano consecutivo para que a Argélia a assuma suas responsabilidades internacionais e autorizar o recenseamento das populações desses campos para aliviar seus sofrimentos.

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados