sábado, 20 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Parlamento Andino, reunido em Conclave na cidade de Pucon sul do Chile tem exprimido a sua unanimidade e " apoio total" à iniciativa de autonomia, apresentada pelo Reino de Marrocos como uma solução para o conflito artificial em torno do Saara marroquino.

 


O Parlamento Andino tem feito neste contexto uma menção da resolução 1754 do Conselho de Segurança de 30 de Abril de 2007, qualificando de "séria e credível" a proposta marroquina, declarou quinta-feira um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional.

 O Parlamento Andino, cuja sede em Bogotá (Colômbia), tem sido criada em 25 de outubro 1979 sob o "Tratado constitutivo", firmado em La Paz (Bolívia) pelos ministros das Relações Exteriores da Bolívia, da Colômbia, do Equador e do Peru.

 Os dois principais objectivos desta instituição são, em primeiro lugar, a harmonização legislativa através do desenvolvimento de quadros normativos sobre os temas importantes relativas á região, bem como  ao fortalecimento do processo de integração andina, através da construção de uma cidadania Andina e da promoção da participação cidadã.

 O Parlamento Andino foi constituído de cinco países membros,  Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Chile. Deve-se anotar que a Argentina é membro observador e o processo de sua adesão em andamento.

 Esta instituição legislativa regional inclui também quatro membros observadores, nomeadamente o Marrocos, a Espanha, o México e o Panamá. O Marrocos é um membro observador deste Parlamento regional desde novembro de 1996.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados