terça-feira, 23 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Uma delegação do Parlamento do Grupo Andino realizou uma visita a Laayoune, quarta-feira, para tomar conhecimento da dinâmica do desenvolvimento da região em diferentes domínios. Durante a visita, os membros da delegação, liderada pelo presidente do Parlamento Andino, Fernando Mesa, mantiveram um conjunto de reuniões com autoridades locais, membros do conselho municipal, bem como os sábidos e notáveis ​​das tribos saarauis.

Chegando, terça-feira à noite a Laayoune, no quadro de uma visita de trabalho ao Marrocos, a delegação andina também tomou conhecimento de importantes projetos de desenvolvimento e de instalações na região de Laayoune-Sakia-El Hamra.

Na margem de uma reunião com o Presidente do Conselho Municipal de Laayoune, Moulay Hamdi Ouled Errachid, os membros da delegação do Parlamento Andino tormaram o conhecimento do potencial da região e da infraestrutura  disponível em diferentes setores, além das obras de construção na cidade que garantem o desenvolvimento sócio-econômico sustentável, no âmbito do novo modelo de desenvolvimento das províncias do sul.

Esta visita também permitiu à delegação andina comprovar por si mesma o clima de segurança, de tranquilidade e de estabilidade que prevalece na região.

Além disso, os representantes eleitos e os sábios das tribos saarauis reiteraram, durante a reunião com os membros desta delegação o compromisso com a iniciativa da autonomia, como a única solução para o diferendo da questão do Saara marroquino.

A este respeito, os diferentes intervenientes saudaram os esforços e o apoio do Parlamento dos países andinos a esta iniciativa, que constitui uma solução credível e realista, garantindo a dignidade,a  liberdade e os direitos para a população local e permitindo-lhes gerir seus assuntos. por eles mesmos.

Por sua parte, os membros da delegação andina expressaram a satisfação pelo desenvolvimento iniciado nas províncias do sul graças a visão esclarecida e  visionária do rei Mohammed VI.

A visita a Marrocos da delegação do Parlamento Andino, que vem a convite do Presidente da Câmara dos Conselheiros, Hakim Benchamach, se insire no quadro das boas relações entre as duas instituições legislativas, reforçadas durante os últimos anos, graças às frequentes visitas de líderes parlamentares andinos ao Reino, esclareceu o comunicado da Câmara.

O parlamento dos países andinos expressou seu total apoio à questão da integridade territorial do Reino e publicou  uma recomendação no sentido de apoiar os esforços de Marrocos para resolver a disputa artificial em torno do Saara marroquino, através da Iniciativa de autonomia marroquina destinada para o território sarauí.

Deve-se notar que o Parlamento Andino reúne os países do Chile, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados