sábado, 20 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Uma delegação chilena composta por representantes da sociedade civil e atores políticos saudaram, nesta sexta-feira em Laayoune, os avanços realizados nos últimos anos, nos planos sócio-econômicos nas províncias do sul do país. "impressionado pelo progresso e o desenvolvimento social e econômico na região", declarou Luisa Fernández, ativista chilena de Direitos humanos, localizada em Nova York, para a agência  MAP. numa entrevista com o presidente do Conselho da comuna urbana de Laayoune, Moulay Hamdi Ould Errachid.

 


A esse respeito, ela revelou que os diferentes projetos implementados nas províncias do sul permitiram  a população local contribuir ativamente para acelerar o processo de desenvolvimento integrado nesta região.

 Na mesma linha, Carmen Ximena Zamora Bravo, eleita e vice-presidente do Centro de Estudos do Magrebe na América Latina anotou que a visita de três dias da delegação chilena a Laayoune " constitui uma oportunidade para aprender mais sobre a realidade "nas províncias do sul do Marrocos.

 Ela afirmou ainda que "o plano de autonomia representado constitui a única solução credível para pôr fim a este conflito artificial em torno do saara marroquino".

 Por sua parte, Juvenal Urizar, ex-prefeito, sublinhou que a implementação de uma série de projetos-piloto no Saara marroquino ajudou a melhorar o nível socioeconômico dos habitantes das províncias do sul, sobretudo para os jovens e mulheres.

 Na sede do Centro Regional de Investimentos (CRI) de Laayoune Sakia Al Hamra, a delegação chilena foi informada sobre as oportunidades de negócios, o clima de investimento nas províncias do sul do Reino, bem como as vantagens e facilidades para os investidores.

 Os membros da delegação discutiram também as possibilidades de parcerias entre os operadores econômicos chilenos e locais.

 Além disso, os membros tomaram conhecimentos  das diferentes  infra-estruturas socioeconômicas da cidade de El Mersa, incluindo a estação de dessalinização, o porto comercial, o porto de pesca, a unidade de congelamento, além da fábrica de conservas.

 Os membros da delegação também realizaram um turnê  para as principais artérias da cidade de Laayoune, incluindo os centros sócio-esportivos de proximidade e a biblioteca da cidade.

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados