sexta-feira, 29 de Março de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

No final da consultação ás portas fechadas, na quarta-feira, no Conselho de Segurança, tratando sobre a questão do Saara marroquino, o Embaixador Representante Permanente Adjunto do Reino Unido, Jonathan Allen, cujo país detém a presidência do Conselho para este mês, fez uma breve declaração aos correspondentes de imprensa sobre o conteúdo da reunião, entre o Enviado Pessoal do Secretário Geral, Sr. Horst Köhler, e os membros do Conselho de Segurança.

 


Ele declarou que "o Presidente Horst Köhler teve muito apoio do Conselho por sua abordagem e sua proposição, tentando ver se ele poderia reunir as partes antes do final do ano, todos tinham  enfatizado a importância de consultas com todas as partes envolvidas "acrescentando que o presidente Köhler" tem bem entendido a mensagem da necessidade de consultas prévias e reforçadas com todas as partes, tenho a certeza que ele vai chegar, incluindo o que concerne às modalidades, as abordagens e todo o resto ".

 Esta chamada do Conselho de Segurança para o enviado pessoal do Secretário-Geral faz parte da exigência de Marrocos, seus esforços junto aos membros do Conselho de Segurança uma vez que o Reino não aceita qualquer idéia nem étapa a vir sem a sua consulta e seu acordo prévio.

 Com base no pedido de Marrocos, os membros do Conselho de Segurança perceberam que nenhuma solução para o problema do Saara poderia ser alcançada sem o acordo do Marrocos.

 Assim tanto para o Marrocos como para os membros do Conselho de Segurança, o relançamento do processo político deve se realizar em transparência, na consultação e com o diálogo para com todas as partes, especialmente o Marrocos e Argélia.

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados