terça-feira, 23 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, interpelou, quinta-feira, sobre os crimes e atrocidades cometidas pela Frente Polisário contra as populações sarauís, seqüestrados nos campos de Tindouf, na Argélia. O presidente da Associação dos detidos e desaparecidos por parte da Polisário (APDP), Dahi Aguai, ele mesmo vítima das atrocidades cometidas nas prisões dos separatistas, enviou uma carta ao Presidente do Governo espanhol em que ele revela sobre a tortura praticada nas prisões do Polisario no território argelino, anotando que alguns dos torturadores e carrascos do Polisario estão em território espanhol.

"Nós temos depositado uma queixa contra estes separatistas na justiça espanhola, porque temos grande fé na justiça e o governo espanhol", sublinhou ele, acrescentando que "nossa esperança é grande na pessoa do Presidente para nos ajudar a recuperar nossos direitos dos torturadores que estupraram nossa juventude ".

"Estes torturadores circulam em vários países europeus, utilizando passaportes diplomáticos argelinos", lembrou o presidente da APDP.

Entre estas vítimas do separatista da Frente Polisário também incluem os espanhóis, revelou  o Sr. Aguai, afirmando ter testemunhado o desaparecimento de cinco soldados prisioneiros espanhóis.

Recordando ambém o ataque de separatistas contra o arrastão espanhol "Tagomago".

O Tribunal Nacional espanhol aceitou em Dezembro de 2007, uma queixa contra os líderes do Polisario, oficiais de segurança e do exército argelino, cometindo um "genocídio, tortura, desaparecimentos forçados, detenções ilegais e graves violações dos direitos humanos',  explica ele. Entre os acusados objeto desta queixa figura  o líder dos separatistas, Brahim Ghali.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados