sexta-feira, 19 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Proposta de resolução da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu (INTA), elaborada no contexto da aprovação do acordo de extensão das preferências comerciais entre a UE e Marrocos, e objeto dos produtos agrícolas e da pesca das províncias do sul sublinha a  importância dos esforço de desenvolvimento na região e a necessidade da União Europeia preservar a segurança jurídica dos seus acordos comerciais.Nesta proposta de resolução, que será posta à votação no início de Dezembro na Comissão INTA, sendo claramente estabelecido que o actual desenvolvimento económico, social e ambiental anotado particularmente nas cidades de Dakhla e Layoune é inegável, bem como o considerável potencial de criar novas oportunidades locais de emprego tanto para os trabalhadores poucos qualificados; bem como para os altamente qualificados.

 


A lembrar ainda que uma missão da Comissão INTA efetuou uma visita nos dias 3 e 4 de setembro às províncias do sul, com a intenção de anotar o impacto dos esforços de desenvolvimento de Marrocos na região e o forte benefício das populações locais. Nos termos de recursos naturais.

 Na sua proposta de resolução, a comissão salienta que a população local beneficia do desenvolvimento económico e do investimento nas infraestruturas, de saúde e de educação;  reconhecendo a importância dos investimentos existentes no setor das energias renováveis ​​e de economia circular.

 Contudo se enfatiza o fato que os esforços suplementários serão necessários para assegurar uma melhor integração em todas as partes da economia local, a Comissão INTA afirma seu endosso às iniciativas comerciais da juventude nas províncias do sul, cujo um grande número de mulheres  necessita de expandir para atender as oportunidades de exportação para permitir um maior investimento em setores de alta demanda.

 A comissão destaca o potencial estratégico da região como um centro de investimento para o resto do continente africano, salientando que o compromisso continuado da UE terá um efeito de alavanca e positivo para o desenvolvimento sustentável da região. .

 Chamando a atenção da UE e da necessidade de manter a segurança jurídica dos acordos comerciais com os parceiros, e que o Comité encoraje ambas as partes a "restabelecer rapidamente as boas relações comerciais e a progredir nas negociações da Zona de Comércio Livre", de modo aprofundado e total ".

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados