quinta-feira, 25 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O relatório do Secretário-Geral da ONU do Conselho de Segurança denunciou os obstáculo da Polisário impostos contra as ações da  MINURSO, sobretudo nas actividades do Representante Especial e da liberdade de movimento dos observadores Militares da Missão da ONU.


A este respeito, o Secretário-Geral informou os membros do Conselho de Segurança, pela grande preocupação, da recusa do Polisario de receber a  Rabbouni, em Argélia, seu Representante Especial e o Chefe da MINURSO, bem como o comandante do componente militar, mais de um ano depois de tomar posse. O Polisario continua, assim, com os seus impedimentos ao trabalho da Missão, desafiando à autoridade do Conselho de Segurança e do Secretário-Geral.

 

Além disso, os dois altos funcionários da MINURSO se refutam categoricamente a ceder à chantagem da Polisario e encontrá-los no leste do dispositivo de defesa. De fato, até o momento, o polisario ainda não recebeu esses dois altos funcionários da MINURSO.

 

Perante esta situação, o Secretário-Geral das Nações Unidas pediu com urgência, nas suas recomendações, o Polisário para acabar com sua chantagem e se reunir com funcionários da MINURSO a Rabbouni em Tindouf, de acordo com a prática estabelecida muito tempo, e não a leste do dispositivo de defesa.

 

Ao adoptar esta posição legalista e clara, a ONU confirma que não reconhece nenhuma autoridade de Polisário em qualquer área do Saara do Marrocos. Isto desmente toda a falsa propaganda da Polisario sobre os chamados "territórios libertados".

 

Finalmente, condizente a anotar que o relatório do Secretário-Geral exprime a preocupação com as contínuas violações por parte da Polisário, do cessar-fogo e dos acordos militares, tanto em Guergarate, como no Leste do dispositivo de segurança .

 

Ele também denuncia a atitude obstrucionista da Polisario em relação ao mandato de monitoramento do cessar-fogo da MINURSO, incluindo o obstáculo  a sua liberdade de movimento.

 

Estas violações e provocações foram denunciados, com provas, pelo Reino de Marrocos, durante a visita do enviado pessoal do Secretário Geral da ONU Horst Kohler a Rabat, em Junho passado, bem como através de uma carta do Ministro de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional dirigida ao Secretário-Geral das Nações Unidas, 12 de Abril de 2018, anexo  fotografias de satélite obtidas pelo Satellite marroquino Mohammed VI, além de abordagens à margem da Assembleia Geral .

 

Em resposta, o Secretário-Geral afirma que a manutenção de condições estáveis e pacíficas no terreno é fundamental para a criação de um clima favorável ao relançamento do processo político. Esta é a posição que as autoridades marroquinas têm constantemente apresentado ao Secretariado das Nações Unidas e aos membros do Conselho de Segurança.

 

 Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados