quinta-feira, 18 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Granada reiterou, segunda-feira, o seu apoio ao plano de autonomia de Marrocos que visa resolver a disputa sobre o Saara, saudando os esforços de desenvolvimento do reino nas províncias do sul em vários sectores. "A Granada continua a apoiar a iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos em abril de 2007,  uma proposta viável que visa acabar com este conflito", sublinhou a representante do país caribenho na sessão plenária da Quarta Comissão, realizada na sede das Nações Unidas em Nova York.


"A Grenada enfatiza a necessidade de avançar para uma solução política realista, viável e sustentável para a questão do Saara, baseada no consenso", e com respeito à resolução 2414 do Conselho de Segurança, adotada em abril passado.

A representante deste país expressou o reconhecimentos pelos "esforços de desenvolvimento no saara, que incluem vários setores e oferecem oportunidades, de serviços e de empregos recompensadores para a população local".

A representante de Granada também sublinhou a importância do processo político lançado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas desde 2007, com vista a alcançar uma solução política mutuamente aceitável para o conflito do Saara, saudando a revitalização do processo político pelo Secretário-Geral.

"Para encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito, aceitável pelas partes, devemos necessariamente reunir todas as partes envolvidas no debate", ressaltou ela.

"A contribuição plena e de boa fé pelas partes e dos países vizinhos é de extrema importância", anotou ela, ao acrescentar "o convite para uma mesa redonda em Genebra, dezembro 2018, envolvendo especialmente a Argélia, a Mauritânia e o Marrocos".

A  representante de Granada saudou a participação de dois membros eleitos do Saara marroquino neste ano e pela primeira vez, num seminário regional da Comissão Especial, realizado Maio do ano passado em Grenada, bem como na sessão principal do Comitê no més de junho em Nova York.

Por outro lado, ela saudou ainda a importância do censo povo dos campos de Tindouf "para garantir a proteção e a promoção dos direitos humanos".

Noticias sobre o Saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados