quinta-feira, 25 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Pela primeira vez, o Conselho de Segurança indica a Argélia como parte principal de todo o processo político.

Esta resolução do último relatório do SG, elimina definitivamente a miragem dos "territórios libertados", mantidos pela Argélia e Polisário.




A resolução 2440 sobre a questão do Saara marroquino, que "estabelece, pela primeira vez, que a Argélia é uma parte principal no processo político", introduzindo novas realidades, e fatos fundamentais, declarou quarta-feira o Embaixador, Representante Permanente de Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilale.


"A adoção desta resolução após a 2414 de abril passado, constitui um grande desenvolvimento na gestão da questão do Saara marroquino pelo Conselho de Segurança", destacou o embaixador Hilale, durante um ponto de imprensa após a adoção da resolução 2440, explicando que ela "introduziu novidades, fatos reais e parâmetros fundamentais".


Na sua demonstração, o embaixador Hilale explicou que, no nível das notícias, a resolução 2440, saúda a organização, 5 e 6 de dezembro de 2018 uma mesa redonda em Genebra, "dedicando, pela primeira vez , a Argélia como parte principal no processo político ", afirmando que a Argélia" vai participar neste encontro com a mesma qualidade que Marrocos e Mauritânia".


Este é um facto "histórico", acrescentou ele, na medida em que o Conselho de Segurança exige que a Argélia participe de boa fé na reunião de Genebra, sem condições prévias  e com espírito de compromisso. E para esclarecer que "este apelo expresso à Argélia não diz respeito apenas à Mesa Redonda de Genebra, mas abrange também o processo político, até à sua conclusão, conforme exigido no parágrafo operacional 3".


A resolução também chama para as consultas prévias e para a preparação cuidadosa desta mesa redonda, na qual o Marrocos continua a insistir, anotou ele por outra parte.


Referindo-se à parte relativa à confirmação das realidades Hilale anotou que esta resolução requer que a Polisário não voltar para a zona tampão de Guergarate e não transferir qualquer estrutura de administração, e, por conseguinte, civis e militares, para o território do Saara marroquino.


"Esse requisito", precisou ele, "está contido tanto no parágrafo preambular (parágrafo 14) quanto no operacional (parágrafo 7), o que demonstra a importância que ele atribui ao fim das provocações e aos actos desestabilizadores da Polisario, seguindo as advertências de Marrocos ".


E o embaixador Hilale enfatizou ainda ao declarar: "Isso não é equívoco. Esta resolução, como no último relatório do Secretário-Geral, elimina definitivamente a miragem dos chamados "territórios libertados", estabelecido pela Argélia e sua criação Polisario.


Ele antou também a este respeito que o compromisso da Polisario com o Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Saara, Horst Kohler, é para não voltar mais a Guergarate, nem transferia estruturas para o leste do sistema de defesa, trata-se de um compromisso explícito e não inequivocádo  sobre esses chamados"territórios libertados", a não ser só no seu imaginário.


Em termos da reafirmação dos parâmetros, o Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto ás Nações Unidas salientou que a resolução 2440 reafirma os paradigmas adotados pelo Conselho de Segurança desde 2007, e em particular 2414, que apela para uma solução política realista pragmática, durável e baseada em compromissos, acrescentando que esta última resolução reafirma a proeminência da Iniciativa de Autonomia, como a única solução para esta disputa regional.


"Outro elemento fundamental, declarou ele, o Conselho de Segurança reafirmou sua posição desde 2001 sobre o fim do referendo, definitivamente morto e enterrado.


Sr Omar Hilale finalmente quer expressar seus sinceros agradecimentos ao Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, e o seu enviado pessoal, o presidente Horst Koehler, reiterando o apoio constante de Marrocos em relação aos esforços no sentido da resolução definitiva da disputa regional sobre o Saara marroquino.


-Actualidade sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados