sexta-feira, 19 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Marrocos vai continuar a trabalhar com o enviado da ONU para o Saara "com a mesma seriedade e  espírito positivo e vontade política" declarou, Bourita chefe da delegação Marroquina que participou na mesa redonda em Genebra, 5 e 6 de dezembro de 2018. O ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Sr. Nasser BOURITA declarou, quinta-feira, em Genebra, que Marrocos vai continuar a trabalhar com o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o saara, o Sr. Horst Kohler, tendo em vista a preparação para as futuras reuniões "da mesma seriedade e do mesmo espírito positivo, e a da vontade polítca  " declarou Bourita.


Sr Bourita, que presidiu a delegação da mesa redonda marroquina em torno da disputa regional do Saara marroquino, realizada a convite do Sr. Koehler, na sequência dos trabalhos desta reunião na qual  "Marrocos participou com uma posição clara: Primeiro, envolver de forma séria no processo do enviado pessoal para chegar a uma solução política, baseada no consenso prático e realista.

Segundo, dada a existência de uma vontade  de superar discursos dos planos anteriores inaplicáveis, as opções  irrealistas e as abordagens inaceitáveis. "

 

O ministro destacou que o Marrocos também participou com uma boa vontade no sentido de lançar "a integração regional, e trabalhar com todos os países, a fim de que o Magrebe Árabe finalmente se torna um catalizador de paz, de estabilidade e desenvolvimento nas imediações, e diante dos países e povos do Magrebe "

 

Ele ressaltou que esta mesa- redonda "diferente da anterior por várias razões: Primeiro, pela primeira vez, todas as partes interessadas presente participaram ativamente no debate.

 Em segundo lugar, tendo em conta a sua referência desta mesa redonda que apoia a resolução 2440, definido no parágrafo II,  como objetivo chegar a uma solução prática, realista e baseada no consenso ", declarou ele, acrescentando que as discussões envolveram também os recentes desdobramentos da integração regional, bem como os desafios.

 

Na margem destas questões, o ministro sublinhou que "a delegação marroquina, especialmente os legítimos representantes eleitos sarauís tiveram suas intervenções durante o encontro os quais mostraram os esforços de desenvolvimento econômico na região, bem como na vida política em termos da dinâmica que conhece o saara, envolvendo o papel das mulheres e dos jovens, além dos desafios que apresenta  esta região."

 

O comunicado  do Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o saara indicou que ele chamou para este encontro e sublinhando a seguir que ele "anunciou para uma segunda mesa redonda no primeiro trimestre de 2019".

 

O ministro sublinhou que o Marrocos "apoia esta opção através da afirmação de que esta nova rodada, como a primeira, a ser bem preparada, e aquilo que estará por trás de seu sucesso deve ser reforçado."

 A delegação marroquina inclui o Sr. Omar Hilal, o Representante Permanente do Reino de Marrocos junto ás Nações Unidas, em Nova York, e o Sr. Sidi Hamdi Ould Errachid, Presidente da região de Laayoune, Sakia, EL Hamra, o Sr. Inja El Khatat, Presidente da região Dakhla Ouad Dahab, Sra. Fátima El Adli, ativista associativa e um membro do Conselho Municipal de Samara.

- Notícias sobre o Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados