quarta-feira, 24 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A União Europeia (UE) expressou nesta sexta-feira a vontade de "contribuir nas medidas destinadas a criar um clima positivo" no processo da ONU sobre a questão do Saara, depois   da ‘etapa" dada na ocasião  da primeira mesa redonda, realizada, quarta e quinta-feira em Genebra. "A participação de todas as delegações e o anúncio de uma segunda reunião no primeiro trimestre de 2019 mostram que todos os participantes foram dispostos a continuar no compromisso sob os auspícios da ONU", declarou a UE num comunicado de seu porta-voz, insistindo no imperativo de "aproveitar este momento e prosseguir ativamente as discussões num espírito de compromisso".

 


A declaração revela que as conversações de Genebra foram "justamente focadas sobre as questões-chaves tais como a cooperação regional, a criação de emprego, o desenvolvimento regional, a estabilidade ea segurança, bem como a juventude."

 Para a UE, a realizada em Genebra da primeira mesa redonda sobre a disputa regional do Saara marroquino reflete  os"renovados esforços, empreendidos pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, e de seu enviado pessoal, Horst Köhler", visando a resolver esta disputa, reunindo as partes e os vizinhos "num espírito de abertura e respeito mútuo".

 O enviado pessoal do Secretário Geral da ONU para o Sara tinha convidado delegações de Marrocos, da  Argélia, da Polisario e Mauritânia para participar de uma mesa redonda, 5 e 6 de dezembro, em Genebra, em conformidade com a Resolução 2440 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 As delegações concordaram que o enviado pessoal as convidaria para uma segunda mesa redonda no primeiro trimestre de 2019, de acordo com o comunicado anunciando na reunião.

 A delegação marroquina foi liderada pelo Sr. Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional. Ela incluiu o Sr. Omar Hilale, Representante Permanente do Reino junto às Nações Unidas em Nova York, Sr. Sidi Hamdi Ould Errachid, presidente da região de Laayoune-Sakia El Hamra, Sr. Ynja Khattat, Presidente da região de Dakhla Oued Ed-Dahab, e  Sra. Fatima Adli,  atora associativa e membro do Conselho Municipal de Smara.

-Actualidade sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados