sexta-feira, 19 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A contribuição dos representantes eleitos das províncias do sul consagra o seu estatuto de  voz legítima perante á população sarauí e valoriza ainda mais este encontro.

 A participação dos eleitos das províncias do sul para a mesa redonda em Genebra sobre a disputa regional no Saara marroquino consagra  seu status como porta-voz legítimo da população sarauí, envolvendo  este conflito artificial, sublinhou o presidente da região de Laayoune-Sakia El Hamra, Sidi Hamdi Ould Errachid.

 


"Informamos o Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU e as partes envolvidas que existe uma voz real que expressa as expectativas da população local, uma voz realista, legítima", sublinhou o sr. Ould Errachid que fazia parte da delegação marroquina, participante da Mesa Redonda em Genebra.

 Expressando na margem da conferência de imprensa na sede da Missão Diplomática Permanente de Marrocos junto á ONU em Genebra, o Sr. Ould Errachid anotou que a participação dos representantes legítimos da população saariana "constitui uma primeira relação sem precedente deste encontro".

 "Esperamos que a nossa participação em futuras reuniões possa ter um valor acrescentado", prosseguiu ele, exprimindo as esperanças da população saraui , em relação aos esforços  engajados em prol de resolução desta questão, que  dificulta a integração do Magreb.

 Por sua parte, o presidente da região de Dakhla Oued Edahab, Ynja Khattat, também como membro da delegação marroquina participante na mesa redonda de Genebra, enfatizou  "a composição da delegação, representante da sociedade civil das províncias do sul que transmitem uma mensagem clara sobre o papel dos representantes da população saraui na resolução da disputa artificial em torno do Saara marroquin

 As discussões foram uma oportunidade, esclarece ele,  destacando a participação política de vários atores da sociedade civil das províncias do sul, bem como o papel dos responsáveis e dos eleitos na gestão dos assuntos locais, e a implementação da regionalização avançada, da contribuição dos atores econômicos, políticos e da sociedade civil para essa dinâmica nas províncias do sul.

 Segundo Sr Ynja, a Mesa Redonda de Genebra proporcionou  também uma oportunidade para destacar o progresso realizado nas províncias do sul e em todos os níveis, a participação da população local,  o papel das mulheres e  dos jovens, como componentes activos da sociedade saraui.

 Destacando  o interesse pelo desenvolvimento da região do Saara, através da implementação de grandes projetos e de programas económicos e de investimento, com base no novo modelo de desenvolvimento das províncias do sul.

 Por sua parte, a Sra Fátima Adli, ativista da comunidade da cidade de Smara,  primeira eleita Saraui desde 1992, destacou o papel da mulher saaraui para defender a causa nacional, engajando seus esforços no sentido de consolidar o lugar das mulheres nesta região em diferentes domínios.

 Destacando ainda a distinta participação das mulheres sarauis na vida política  dentro da região do Saara do Marrocos, bem como nos conselhos eleitos e nos direitos humanos, na sequência das conquistas das mulheres marroquinas na região.

 Além disso, ela abordou a representação das mulheres e os jovens sarauís em conselhos eleitos nas províncias do Sul, sublinhando as experiências de mulheres neste domínio da gestão das cooperativas e das associações da sociedade civil.

Esta conferência de imprensa, realizou-se na presença do Sr. Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional que liderou a delegação marroquina, além do  Sr Omar Hilale, Representante Permanente do Reino junto às Nações Unidas em Nova York.

 A mesa redonda sobre a disputa regional do Saara marroquino em Genebra encerrou na quinta-feira. A participação da delegação marroquina foi  ao convite do Enviado Pessoal do Secretário Geral da ONU, Sr. Horst Köhler, dirigido 28 de setembro e 23 de novembro, para o Marrocos, a Argélia, a Polisario e a Mauritânia.

 -Actualidade sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados