terça-feira, 26 de Outubro de 2021  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Cinqüenta países de todos os continentes apoiam a iniciativa de autonomia do Saara apresentada pelo Marrocos, cujos 25 países da África, da Ásia e das Américas têm aberto  consulados gerais nas duas principais cidades do Saara marroquino, Laayoune et Dakhla.

O ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita confirmou que tornou-se muito importante para Marrocos e África do Sul trabalhar lado a lado para promover as oportunidades de um melhor entendimento da realidade política, econômica e geopolítica ou outro.

  “Acreditando firmemente que é preciso fortalecer as relações entre a África do Sul e Marrocos”, sublinhou Bourita, numa entrevista exclusiva ao jornal “The Star”, um dos mais importantes jornais sul-africanos, publicado, segunda-feira passada, sob o título (Ministro das Relações Exteriores de Marrocos estende sua mão para Pretória visando a cooperação e a fraternidade)  em termos do desenvolvimento de interesse do continente. "

 Salientando que o Marrocos é convicto da importância  da acção conjunta, de forma sã e equilibrada, potenciando a posição de África na cena internacional, lembrando que “o Reino tem chamado para mais solidariedade, cooperação e coordenação, eficaz na África, tendo em vista capacitar o nosso continente para ser mais resiliente e preparado para oscilações e emergências.”.

 O Sr. Bourita também sublinhou que " continuando a trabalhar em prol das relações mais fortes com Pretória (...). Uma vez que a África do Sul e Marrocos constituem os dois grandes atores no continente, motivados por um grande desejo de explorar o enorme potencial existente."

  Explicando que, sendo o Marrocos e a África do Sul os maiores investidores no continente, posicionados cada um na sua região, os quais foram chamados para desempenhar um papel importante no processo de integração africana. Anotando que o "Marrocos e África do Sul são considerados entre os poucos países africanos,  possuindo  segundo os mecanismos e conhecimentos no sentido de atender às necessidades do continente em termos de vacinas e equipamentos médicos, face ao combate eficaz do (Covid-19)."

 Anotando que tais dois países compartilham uma história comum, o jornal The Star considerou que "o Reino de Marrocos ficou entre os paises os mais fervorosos e apoiadores do ANC, bem como entre os primeiros países africanos, estendendo ao apoio da África do Sul.

  Neste contexto, o chefe da diplomacia marroquina comentou ao dizer, “Nelson Mandela e militantes sul-africanos foram  treinados no leste de Marrocos entre as cidades de Oujda e Berkane”. Ressaltando que, "a diferença de opinião é algo saudável, a posição de nossos irmãos em Pretória sobre a questão do Saara marroquino, uma vez que infelizmente em muitas vezes isso excede a diferença de opinião no sentido de hostilidade."

Acrescentando que o "Marrocos sempre tem sido aberto ao diálogo, mantendo no quadro do respeito mútuo e do desejo sincero de purificar o ambiente no sentido de melhorar as relações e  aproveitar ao máximo o seu grande potencial".

Respondendo a uma pergunta sobre a questão do Saara marroquino, o Sr. Bourita tem indicado que desde 2007, todas as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, incluindo a última Resolução 2548, apoiando a abordagem marroquina do plano da autonomia, enfatizando o rol da alteza em termos de seriedade e credibilidade desta iniciativa marroquina. "Cuja iniciativa da autonomia é mantida sob a soberania marroquina, considerada a única maneira de finalmente, resolver este conflito regional", sublinhou o ministro.

Neste contexto, o Ministro sublinhou finalmente que é necessário de considerar os factos do terreno, especialmente o crescente número de países que reconhecem a plena soberania do Reino sobre o seu saara, referindo que “cinquenta países de todos os continentes manifestaram o seu absoluto, apoiando a iniciativa marroquina da autonomia no Saara, cujos 25 países da África, da Ásia e das Américas abriram consulados gerais nas duas principais cidades do Saara marroquino, em Laayoune e Dakhla.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2021 - Todos os direitos reservados