sábado, 20 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres apresentou ao Conselho de Segurança uma cópia antecipada do seu relatório anual sobre o Saara Marroquino, relativo ao período 1 de setembro 2020 a 31 de agosto  2021. Tal relatório apresentado visa a discussão sobre a questão do Saara marroquino  deste mês de outubro, para a adoção de uma resolução que prorroga o mandato da MINURSO, o qual o Sr. Guterres tem recomendado para um ano.

Este relatório destaca as realizações diplomáticas do Reino no Saara marroquino durante o ano passado.

Neste contexto, o Secretário-Geral das Nações Unidas destacou a histórica abertura de consulados gerais, envolvendo 16 países nas cidades de Laayoune e Dakhla.

Além disso, o Sr. Guterres tem indicado tais países como "Bahrein, Burkina Faso, Eswatini, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Haiti, Jordânia, Líbia, Malawi, Senegal, Serra Leoa, Suriname, Emirados Árabes Unidos e Zâmbia, os quais têm  anunciado a intenção de estabelecer ou abrir uns consulados gerais no Saara. " as representações diplomáticas têm somado 10 consulados de países africanos, árabes, caribenhos bem como de outros países, nas cidades de Laayoune e Dakhla,  totalizando 26 consulados desde dezembro de 2019, refletindo o reconhecimento internacional e diplomático do Saara marroquino.

O Secretário-Geral das Nações Unidas também se referiu à histórica declaração dos Estados Unidos, de 10 de dezembro 2020, pelo reconhecimento da plena  soberania do Reino de Marrocos sobre o Saara.

De fato, o Sr. Guterres tem indicado notadamente que "os Estados Unidos  têm reconhecido a soberania marroquina sobre todo o seu território do Saara Ocidental, reiterando o seu apoio à proposta marroquina da autonomia, considerada seria, crível e realista,  única base justa e duradoura capaz de levar a uma solução deste conflito regional. "

Revelando que os Estados Unidos têm aberto em 20 de dezembro 2020, um consulado virtual no Saara.

Além disso, o Sr. Guterres enfatizou ainda o desenvolvimento econômico e a infraestrutura do Saara marroquino, atraindo  investimentos contínuos do Marrocos para as províncias do sul.

Assim, o Secretário-Geral das Nações Unidas tem referido que "no dia 30 de abril às autoridades marroquinas têm anunciado o vencedor do concurso da construção do porto atlântico de Dakhla, cujas obras para a conclusão deste projeto mantidas em curso".

Considerando que este novo porto, em águas profundas, é uma das maiores obras já lançadas no Marrocos, com um orçamento de 12,4 bilhões de dirhans. Tal conclusão deste projeto vai possibilitar um dinamismo na atividade econômica das províncias do sul.

 Da mesma forma, o Sr. Guterres tem referido ainda a continuação das "obras de construção de uma rodovia ligando Tiznit a Dakhla", constituindo alguns grandes projetos informados pelas missões de vários países árabes durante a sua visita ao local em junho passado.

De fato, o Secretário-Geral tem anotado no seu relatório que, “delegações diplomáticas da Jordânia, Omã, Arábia Saudita e Iêmen” têm visitado 24 e 26 de junho de 2021 as cidades de Dakhla e Laayoune, visando “a explorar as oportunidades de investimento no saara”.

Foram os quatro anos consecutivos e o sexto que o Secretário-Geral das Nações Unidas se referiu aos investimentos marroquinos no Saara.

Concluindo que o Secretário-Geral das Nações Unidas tem dedicado vários parágrafos nos relatórios dos anos 2016, 2018, 2019 e 2020 ao desenvolvimento social e econômico e aos investimentos de Marrocos no Saara, dos quais “a população local é a principal beneficiada".

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados