quinta-feira, 25 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, informou que os elementos armados da Polisário foram de fato presentes em Guergarate, outubro e novembro de 2020, descartando as tentativas fúteis da Polisário e da Argélia de ocultar esta realidade.

Neste contexto, o Senhor Guterres frisou ao Conselho que desde 22 de outubro “as operações de reconhecimento por helicóptero do Minurso entorno do Guergarate anotaram a presença na faixa de proteção, 12 membros da Polisario armados em uniforme militar”.

Os observadores do Minurso também anotaram ainda a presença de “8 viaturas militares, duas das quais foram equipadas com armamento pesado”, indicou o SG no seu relatório do período, 1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021.

Tal desdobramento que a Polisario tentou justificar como uma suposta “proteção de manifestantes civis”, presentes na zona tampão.

A confirmação da presença de elementos armados da Polisario, entre o grupo de 50 pessoas, envolvendo as crianças e mulheres,  prova contundente  que esse grupo separatista utiliza estas pessoas como escudos humanos para bloquear a passagem da Guergarate.

Estas violações da Polisário, que Marrocos tem denunciado repetidamente, duraram três semanas, constituem un flagrante desrespeito do cessar-fogo, uma vez que as "manifestantes" e os elementos armados da Polisário  têm obstruído todo o tráfego entre Marrocos e a Mauritânia,  e o acesso aos observadores da MINURSO, conforme o relatório do Secretário-Geral,.

Da mesma forma, o Senhor Guterres informou ao Conselho que a Polisario foi informada, por Minurso, que sua presença em Guergarate constitui "uma violação do Acordo Militar nº 1"  "instando-a a retirar seu pessoal militar. E seus veículos da zona de proteção".

A presença militar da Polisário em Guergarate no ano passado confirma a posição de Marrocos, que nunca deixou de chamar ao SG da ONU,  através da mensagem. enviada por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, 12 de novembro de 2020, para “redobrar os esforços para pôr fim de forma rápida e definitivamente às intoleráveis ​​e desestabilizadoras provocações da Polisário ”.

Nesta mesma mensagem da Sua Majestade o Rei, o relatório do Secretário-Geral tem sublinhado que o “Reino de Marrocos, em virtude das suas responsabilidades e pleno respeito da legalidade internacional pode agir se for  necessário, a fim de  salvaguardar o status actual na área e restaurar a liberdade de movimento ”em Guergarate.

Na sequência do bloqueio pelas milícias armadas separatistas da  Polisario, durante mais de três semanas, implicando a travessia da rodoviária de Guergarate, entre as fronteiras de Marrocos e da Mauritânia, em outubro de 2020, o Marrocos empreendeu,  13 de novembro de 2020, uma genial ação civil através a qual restaurou a ordem, de uma vez por todas, a livre circulação de pessoas e bens nesta passagem.

Tal aspecto pacífico desta intervenção das Forças Armadas Reais foi anotado no relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas, "considerando que nenhuma vítima foi denunciada pela MINURSO nos acontecimentos do dia" 13 de novembro., replicando a denúncia e as acusações da Polisario, cujos elementos armados fugiram da zona tampão de Guergarate, na sequência da intervenção das FAR, conforme o Sr. Guterres.

Além disso, o Secretário-Geral das Nações Unidas afastou todas as alegações da Polisario em relação a uma situação de guerra no terreno, indicando claramente que este grupo armado envolve as acções hostis de "baixa intensidade" concentradas principalmente no norte, perto de Mahbas ”, sendo  diminuído drasticamente desde janeiro de 2021.

O Secretário-Geral sublinha, por fim, que as FAR respondem sistematicamente às provocações e ações de assédio da Polisário no terreno.

Neste contexto, referiu-se ao Discurso de Sua Majestade o Rei de 7 de novembro de 2020, por ocasião da celebração do dia da Marcha Verde, na qual o Soberano declarou que “o Reino responderia, com a maior firmeza e determinação contra  qualquer prática ou tentativa que visa a minar a segurança e estabilidade de suas províncias do sul ”.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados