sábado, 20 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, reiterou no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, a plena responsabilidade da Argélia no processo do Saara marroquino. Chamando-a a não fugir  de suas responsabilidades para encontrar uma saída a questão do Saara marroquino,  tendo sido lembrada 14 vezes neste relatório. O Secretário-Geral das Nações Unidas sublinhou ainda que a Argélia “tem um papel preponderante neste conflito regional e que a envolve na solução política da questão do Saara”, sem   nenhuma margem de dúvidas e com compromisso, como parte  desta questão regional, obrigada a empenhar no sentido de resolver  esta disputa em torno do Saara marroquino.

O Sr. Guterres tem exortado a Argélia a retornar a envolver-se na mesa redonda, em prol do processo político, a fim de se chegar a uma solução política realista, pragmática, duradoura e compatível para a questão do Saara marroquino, em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança, ratificadas desde 2018.

Nesse sentido, a Argélia não pode fugir da sua responsabilidade, fingindo às vezes ser um país preocupado e, outras vezes, apresentando-se como um país vizinho ou observador.

O Secretário-Geral das Nações Unidas chama, mais uma vez, a Argélia a se comprometer com o processo das mesas redondas, apoiando a posição de Marrocos neste respeito.  Totalmente consistente com as resoluções do Conselho de Segurança,  referindo-se à Argélia como parte nesse conflito artificial e, portanto, foi chamada para engajar-se no processo político da ONU, sob os auspícios do Secretário-Geral das Nações Unidas, com o objetivo de resolver a questão do Saara marroquino.

Lembrando que tais  resoluções do Conselho de Segurança, aprovadas desde 2018, apontam cinco vezes à Argélia e  Marrocos, no processo da resolução desta questão. Além destas resoluções do Conselho de Segurança chamar Argélia e o resto das partes a  participar activamente no processo político até o seu fim.

Essas mesmas resoluções ratificadas pelo Conselho de Segurança desde 2007, consagram a iniciativa de autonomia como uma solução séria e confiável, capaz de levar a uma saída definitiva do conflito em torno da questão do Saara marroquino.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados