Foi numa audiência perante o Comitê de Relações Exteriores da Assembleia Nacional, quarta-feira passada, quando o chefe da diplomacia francesa sublinhou ao dizer: "A França há alguns meses tem declarada a sua visão do presente e do futuro do Saara Ocidental, enquadrando-se na estrutura da soberania marroquina e consequência direta do plano marroquino de autonomia".
"Não há hoje outras soluções realistas e confiáveis a não ser respeito à integridade do Marrocos ", enfatizou o ministro.
Acrescentando ao dizer "a solução política permanente aceitável pelas Nações Unidas, cujos esforços da ONU sao engajados para alcançar a paz e estabilidade regional", tal foi discutido pelo ministro marroquino, Nasser Bourita, em Paris junto à autoridade unisiana".
O presidente francês Emmanuel Macron afirmou em uma carta endereçada a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, julho de 2024 que a França "considera o presente e o futuro do Saara Ocidental ; enquadradas e estruturadas na soberania marroquina".
O Sr. Macron confirmou a Sua Majestade o Rei "a posição da França sobre esta questão em termos de segurança nacional do Reino" ; "dos esforços e harmonia, dada posição nos níveis nacional e internacional".
O Presidente francês também reiterou tal apoio à soberania do Reino sobre o Saara numa sessão conjunta das duas câmaras do Parlamento marroquino, 29 de outubro, à margem da sua visita oficial ao Reino.
" A França acredita que o presente e o futuro desta região estão dentro da estrutura da soberania marroquina ; dado plano de autonomia sob a soberania marroquina, questão a ser resolvida pelo Marrocos", sublinhou o Sr. Macron perante as ambas câmaras do Parlamento.
Notícia sobre o saara ocidental-Corcas