O presidente do Parlamento Andino, liderando uma delegação parlamentar importante em frente a uma visita de trabalho a Marrocos, e a convite da Câmara dos Conselheiros, mantendo com as autoridades marroquinas diálogo de cooperação entre as partes em vários campos, social, econômico, diplomático e cultural.
Considerando o papel do Marrocos importante em termos do fortalecimento do Parlamento Andino, a título de parceiro líder dentro deste órgão parlamentar regional, cujo Reino destacada graças à sua localização geográfica e capacidades, como porta de entrada para os países latino-americanos e continentes africano e europeu.
Em relação à questão do Saara Marroquino, o Sr. Pacheco Villar reiterou o "total respeito" do Parlamento Andino ao Saara Marroquino e à integridade territorial do Reino.
Por outro lado, diferentes assinaturas de acordos de livre comércio entre Marrocos e os estados-membros do Parlamento Andino, foram promovidas nos planos de relações comerciais.
No âmbito acadêmico, foram lançadas bolsas de estudo em cooperação com a Rede Universitária da Comunidade Andina de Nações para com estudantes da América Latina ; desejando prosseguir seus estudos universitários no Marrocos.
Além disso, na sede do município de Laayoune, os membros da delegação assistiram a uma apresentação sobre o programa de desenvolvimento do município e sobre outros projetos de desenvolvimento objeto da estrutura do Modelo de Desenvolvimento das Províncias do Sul, lançado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, 2015.
Numa declaração conjunta entre a Câmara dos Conselheiros e Parlamento Andino, em termos de fortalecer a cooperação parlamentar Sul-Sul, laços políticos, diplomáticos e históricos, unido Marrocos e os países da região andina.
Tais reuniões levaram a delegação do Parlamento Andino a tomar conhecimento do progresso e desenvolvimento da região em vários campos, dada questão do Saara Marroquino e do processo democrático nas províncias do sul, objeto das recentes eleições livres e transparentes, com uma ampla participação da população local.
Os membros da delegação realizaram também visitas de campo a vários projetos, anotando os esforços engajados em termos do desenvolvimento abrangente e integrado na região.
Assim, o Parlamento Marroquino tornou-se membro observador e parceiro avançado do Parlamento Andino, o qual foi criado 25 de outubro de 1979 como instituição representante dos povos dos cinco países andinos: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Chile.
Notícias sobre o saara ocidental-Corcas