Foi durante uma reunião em Washington, terça-feira passada entre o Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residente no Exterior, Nasser Bourita, que o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tem declarado "que os Estados Unidos reconhecem a soberania do Marrocos sobre o Saara".
Durante uma conversa telefônica entre Sua Majestade o Rei Mohammed VI , e o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, dezembro de 2020, informando o rei de Marrocos, sobre o decreto presidencial, com força legal e política, e efeito imediato, sobre o reconhecimento dos Estados Unidos, na primeira vez na história, a soberania do Reino de Marrocos sobre toda a região do Saara Marroquino.
Sendo a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, principal diplomata dos EUA sublinhando que os Estados Unidos "apoiam a proposta de autonomia, considerada séria, confiável e realista, única base para uma solução justa e duradoura deste conflito regional".
O sr Marco Rubio, por sua vez tem reiterada que os Estados Unidos "continuam acreditando no plano da autonomia sob a soberania marroquina, como a única solução viável contra este diferendo regional".
Enfatizando nesse contexto que "o presidente dos EUA exorta as partes a manter negociações sem demora, com base na proposta de autonomia marroquina, única estrutura para uma solução mutuamente aceitável".
A sra Tammy Bruce concluiu que o Secretário de Estado dos EUA "tem destacado que os Estados Unidos continuam trabalhando no sentido de facilitar o processo de negociação em prol de uma saída definitiva do diferendo regional".
Notícias sobre o saara ocidental-Corcas