O Sr. Hembe declarou junto à imprensa, após conversas com o Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita, à margem da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, tem declarado: "Reiteramos a posição que sempre defendemos que é Saara marroquino, parte integrante e indivisível da integridade territorial de Marrocos."
Nesse contexto, a disposição da Zâmbia é de continuar a cooperação com Marrocos, com base nessa posição, "como amigos, irmãos e aliados".
O Sr. Hembe recorda a assinatura de vários acordos de parceria em Laayoune, por ocasião da primeira sessão da Comissão Mista Marroquina-Zambiana, dezembro de 2024, objeto de acordos, "consolidando o compromisso contínuo entre os dois países".
No âmbito desta parceria, a Zâmbia vai continuar a desempenhar o papel de "porta de entrada do Marrocos para a África Austral, servindo os interesses dos povos de ambos os países".
A próxima sessão da Comissão Mista, prevista; 2026, em Lusaka, vai ser uma oportunidade para dar continuidade a este impulso no âmbito da "amizade, fraternidade e unidade".
Notícias sobre o saara ocidental/Corcas