Durante esta reunião, contando com a presença do Secretário-Geral do Conselho, Dr. Maouelainin Ben Khalihenna Maouelainin, Conselheiro Moulay Ahmed Mghizlat, o Sr. Khalihenna Ould Errachid, apresentando uma visão geral aos convidados sobre os últimos desdobramentos da questão do Saara, no âmbito da ONU, e a revitalização do processo político desencadeado, graças a iniciativa de autonomia, proporcionando ao saharaui um amplo gestão nos assuntos da região do saara marroquino.
Nesse contexto, o Presidente tratou das etapas de implementação do plano de autonomia e das consultas junto às populações locais, além das discussões sobre diversos projetos de autonomia realizados no resto do mundo.
Lembrando que o plano de autonomia tem sido acolhido por todas as resoluções do Conselho de Segurança, desde a submissão do Marrocos ao Conselho de Segurança da ONU, 2007, como uma solução séria e confiável para o diferendo em questão.
Referendo ao aumento do apoio à questão do Saara Marroquino nos últimos anos, notadamente por parte dos muitos países membros da ONU, cujas consultas e eleições em Laayoune e Dakhla, constituem motivo de apoio à integridade territorial do Marrocos, tanto por parte da Europa ou da região da América Latina e Caribe.
Em comunicado à imprensa após a reunião, Ettore Rosato, coordenador da delegação italiana e Secretário-Geral do Partido Azione, declarou que o objetivo da visita ao Marrocos é reafirmar o apoio de seu grupo ao "plano de autonomia para o Saara Marroquino", considerado como uma "proposta de paz de longo prazo", e convicção de resolução internacional, sob os auspícios do Conselho de Segurança da ONU, em termos de "paz duradoura".
Além disso, o Sr. Rosato saudou o desenvolvimento dinâmico das Províncias do Sul do Reino, e o potencial da infraestrutura da região em diversos setores socioeconômicos.
Esta visita coincide com a comemoração do 50º aniversário da Marcha Verde, objeto da recuperação do saara marroquino, e da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas e amistosas entre o Reino de Marrocos e a República da Itália.
Tal delegação inclui sete parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado, representando os partidos majoritários e a oposição no parlamento italiano.
Como parte desta visita, o intergrupo parlamentar italiano reitera o"Apoio à Iniciativa de Autonomia do Saara", na margem da visita às Províncias do Sul, mantendo-se com autoridades locais e autoridades eleitas, além de tomar nota de importantes projetos de desenvolvimento socioeconômico da região de Laayoune-Sakia El Hamra.
As autoridades eleitas italianas também se encontraram com várias outras autoridades marroquinas e civis.
Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas