quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019  

 Actualidades

 O Presidente do Corcas mantem-se com o Presidente do Parlamento Irlandês   09-01-2019
O  Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos, Khalifenna Ould Errachid  mantém-se nesta quarta - feira,  9 de janeiro, 2019, na sede do Conselho,  com o Sr Seán Ó Fearghaíl, Presidente do Parlamento da República da Irlanda,  que efectua uma visita de trabalho a Marrocos  de 07 a 11 de janeiro do més corrente.
  


 O Omã renova o apoio a favor da integridade territorial do Marrocos (Comunicado conjunto)  08-01-2019

O Omã renovou o seu apoio a favor da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração " pela sabedoria da liderança marroquina, baseada  sobre uma solução pacífica da questão da causa nacional.´ No comunicado conjunto, emitido após a realização da quinta sessão do Comité Misto Marrocos- Omã (6 e 7 de Janeiro, 2019), em Muscat, sob a presidência do Sr. Nasser BOURITA, Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, e o Sr. Yousef Bin Alawi, Ministro encarregado das relações exteriores no Sultanato de Omã, pelo qual o lado de Omã renovou "em relação á questão do Saara marroquino, o apoio á unidade da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração pela sabedoria da liderança marroquina que visa a encontrar uma solução pacífica da causa nacional.."

  


 O apelo de Marrocos pelo diálogo "franco e directo" com a Argélia compeu o imobilismo no Magrebe (jo  28-12-2018

O jornal dos Emirados "Al Khalije" sublinhou na  sua edição de quinta-feira, 27 de dezembro de 2018, que o apelo lançado pelo Marrocos à Argélia em favor de um diálogo "franco e direto" tem por objetivo "romper o longo imobilismo que conhece a União do Magrebe ". Em um artigo intitulado "O Magrebe aspira   lançar no seu trigésimo aniversário", referente ao jornal dos Emirados Árabes Unidos, explicando que "o longo imobilismo da União do Magrebe se rompeu", referindo-se ao discurso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI que chamou em novembro, para um "diálogo franco e direto" com a Argélia, por ocasião do 43º aniversário da Marcha Verde.

  


 O Japão não reconhece o pseudo "Rasd", sublinhou o ministro japonês dos Negócios Estrangeiros  25-12-2018

O ministro de Relações Exteriores japonês, Taro Kono reiterou segunda-feira em Rabat, a posição do seu país sobre a questão do Saara, acrescentando que o Japão não reconhece o pseudo "RASD" como uma entidade. O chefe da diplomacia japonesa insistiu ao dizer, em uma coletiva de imprensa após suas conversas com o ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Sr. Nasser Bourita, que a posição  foi expressa claramente  na reunião ministerial da preparar da 7ª Cúpula de Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento na África (TICAD), realizada, 5 a 7 de outubro na capital do Japão.

 

  


 O Presidente do CORCAS mantém-se com a Presidente da Câmara dos Deputados de Ruanda   20-12-2018

O Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos (CORCAS), Khalihenna Ould Errachid teve quarta-feira em Rabat, um encontro com a presidente da Câmara dos Deputados de Ruanda, Donatille Mukabalisa, que efectua uma visita de trabalho a Marrocos, de 18 a 21 de dezembro de 2018.

  

Página 2 de 468Primeiro   Anterior   1  [2]  3  4  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2019 - Todos os direitos reservados