|
Arábia Saudita apoia a iniciativa de autonomia marroquina sobre o Saara perante a Quarta Comissão 12-10-2026
O Reino da Arábia Saudita reiterou o seu apoio à iniciativa de autonomia sob a soberania marroquina, tendo por objetivo resolver a disputa regional sobre o Saara marroquino, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
|
|
|
Kuwait apoia a iniciativa de autonomia marroquina nas províncias do sul do Reino 12-10-2026
O Estado do Kuwait, perante à Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas tem reiterado o seu apoio ao plano de autonomia marroquina para as províncias do sul do Reino, saudando assim a adoção do Conselho de Segurança da ONU, relativa à Resolução 2797 sobre o Saara Marroquino. No discurso perante esta Quarta Comissão, o representante do Estado do Kuwait sublinhou que o seu país "reitera o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina; acolhendo com satisfação esta Resolução 2797 do Conselho de Segurança".
|
|
|
Na Assembleia Geral das Nações Unidas, eleitos do Saara marroquino refletem o salto democrático e dinamismo das províncias do sul 12-10-2026
Foi na quinta-feira passada que os eleitos das províncias do sul do Reino apresentaram perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, seus testemunhos, e evidências sobre o progresso democrático e dinamismo que conhece a região do Saara marroquino.
|
|
|
Discurso real pela abertura da 12ª legislatura 10-10-2026
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, acompanhado por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Moulay El Hassan, Sua Alteza Real o Príncipe Moulay Rachid e Sua Alteza o Príncipe Moulay Ahmed, proferindo nesta, sexta-feira, pela tarde, um discurso no Parlamento pela ocasião da abertura da primeira sessão do primeiro ano da 12ª legislatura.
Eis a seguir o Discurso Real integral:
|
|
|
Intervenientes da quarta comissão da ONU; condenar manipulação das crianças saharauis nos campos de tindouf 09-10-2026
Todos os oradores da 4 comissao da ONU sublinharam sobre a necessidade de um censo da população dos campos de Tindouf; face ao desvio de ajuda humanitária, prática ilegal nesses campos, aos atos documentados por inúmeros órgãos oficiais e ONGs internacionais.
A este respeito, a deputada peruana Martha Chávez Casillo questionou sobre: "Como podemos garantir a ajuda humanitária chegar efetivamente a quem necessita quando o país anfitrião continua a recusar-se o censo da população dos campos de Tindouf?"
|
|
|