segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019  

 Actualidades

 Os Representantes dos Sarauis participam na Mesa Redonda de Genebra   10-12-2018

A contribuição dos representantes eleitos das províncias do sul consagra o seu estatuto de  voz legítima perante á população sarauí e valoriza ainda mais este encontro.

 A participação dos eleitos das províncias do sul para a mesa redonda em Genebra sobre a disputa regional no Saara marroquino consagra  seu status como porta-voz legítimo da população sarauí, envolvendo  este conflito artificial, sublinhou o presidente da região de Laayoune-Sakia El Hamra, Sidi Hamdi Ould Errachid.

 

  


 Depois da "etapa" de Genebra, a UE pronta para contribuir pelo clima positivo do processo da ONU   10-12-2018

A União Europeia (UE) expressou nesta sexta-feira a vontade de "contribuir nas medidas destinadas a criar um clima positivo" no processo da ONU sobre a questão do Saara, depois   da ‘etapa" dada na ocasião  da primeira mesa redonda, realizada, quarta e quinta-feira em Genebra. "A participação de todas as delegações e o anúncio de uma segunda reunião no primeiro trimestre de 2019 mostram que todos os participantes foram dispostos a continuar no compromisso sob os auspícios da ONU", declarou a UE num comunicado de seu porta-voz, insistindo no imperativo de "aproveitar este momento e prosseguir ativamente as discussões num espírito de compromisso".

 

  


 Marrocos continua a trabalhar com a ONU e Enviado para o saara com vontade política  07-12-2018

O Marrocos vai continuar a trabalhar com o enviado da ONU para o Saara "com a mesma seriedade e  espírito positivo e vontade política" declarou, Bourita chefe da delegação Marroquina que participou na mesa redonda em Genebra, 5 e 6 de dezembro de 2018. O ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Sr. Nasser BOURITA declarou, quinta-feira, em Genebra, que Marrocos vai continuar a trabalhar com o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o saara, o Sr. Horst Kohler, tendo em vista a preparação para as futuras reuniões "da mesma seriedade e do mesmo espírito positivo, e a da vontade polítca  " declarou Bourita.

  


 O Presidente do Corcas mantém conversações com o presidente do Parlamento do Grupo Andino  06-12-2018

Khalihenna Ould Errachid, presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos reuniu-se quarta-feira, 5 dezembro, 2018, com Hugo Quiroz Vallejo, presidente do Parlamento do grupo de países andinos, que efetua uma visita de trabalho de 4 a10 do mês corrente de dezembro para Marrocos.

  


 O SG da ONU saúda a decisão de Marrocos e Argélia por participar a Mesa Redonda em Genebra   05-12-2018

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres saudou, terça-feira a decisão de Marrocos e Argélia participar na mesa-redonda, 5 a 6 de dezembro em Genebra, envolvendo a disputa regional do Saara marroquino. Sr Guterres "saudou a decisão de Marrocos, da Polisario, da Argélia e da Mauritânia ao  aceitar o convite de seu enviado pessoal, Horst Köhler, a participar a uma primeira mesa redonda em Genebra, 5 e 6 de Dezembro de 2018 ", sublinhou o ice-porta-voz, Farhan Haq.

 

  

Página 4 de 468Primeiro   Anterior   1  2  3  [4]  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2019 - Todos os direitos reservados