terça-feira, 26 de Outubro de 2021  

 Actualidades

 Sr. Bourita mantém-se conversações com seu homólogo do Suriname   14-10-2021
O Suriname pretende abrir em breve uma embaixada em Rabat e um consulado em Dakhla

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, manteve, terça-feira passada, conversações  à distância com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, do Comércio e Cooperação Internacional da República do Suriname, Albert Ramdin.
  


 O Ministro maliano: posição firme em favor de uma solução política justa e duradoura do Saara marroquino   14-10-2021
O Ministro maliano das Relações Exteriores e da Cooperação Financeira Internacional, Abdallah Diop, reiterou, segunda-feira passada, a posição firme de seu país em favor de uma solução política justa e duradoura contra o conflito artificial em torno do Saara marroquino, sob a supervisão das Nações Unidas, .Numa conferência de imprensa após conversas com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, o Sr. Nasser Bourita, o Sr. Diop realçou a posição "firme e clara" do Mali, " em linha com o envolvimento total e completo no processo da tomada de decisão sob os auspícios das Nações Unidas com o objetivo de encontrar uma solução política. "Pacífica, justa, duradoura e aceitável" deste dossiê.
  


 O Secretário-Geral da ONU:  Polisario não goza de nenhum quadro jurídico junto às Nações Unidas O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterre  13-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino tem sublinhado que a Polisário não detém nenhum quadro jurídico junto às Nações Unidas. De fato, como tem anotado em seus relatórios, Guterres apontou em três ocasiões, que o representante da Polisario em Nova Iorque", mas nunca como representante junto às Nações Unidas". Tal afirmação foi reiterada  por um alto responsável  das Nações Unidas, negando categoricamente e definitivamente as falsas alegações do grupo separatista armado, a suposta representação junto às Nações Unidas.
  


 Marrocos interpela à Argélia sobre suas responsabilidades internacionais no Saara marroquino   13-10-2021
Marrocos interpela Argélia sobre a sua responsabilidade na margem da reunião dos países do Movimento Não-Alinhado, em Belgrado

O Representante Permanente do Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilal, sublinhou, segunda feira passada que a Argélia a título "da verdadeira  parte responsável da invenção e continuação do conflito artificial sobre o Saara marroquino,  foi interpelado no sentido de engajar-se plenamente no processo das mesas redondas com realismo e espírito de compromisso”.
  


 O Secretário-Geral da ONU chama a atenção do desvio de ajuda humanitária pela Polisário   13-10-2021
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino tem  chamado a atenção sobre o desvio da ajuda humanitária e financeira destinada aos detidos nos campos de Tindouf, por parte da milícia da Polisário e militares argelinos. Neste relatório, o Sr. Guterres tem destacado que o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos tem recebido informações de organizações não-governamentais sobre a Polisário, desviando a ajuda humanitária e financeira destinada aos campos de Tindouf, sudeste da Argélia.
  

Página 4 de 665Primeiro   Anterior   1  2  3  [4]  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2021 - Todos os direitos reservados