quarta-feira, 27 de Outubro de 2021  

 Actualidades

 O Secretário-Geral das Nações Unidas denuncia o bloqueio da Polisario junto ao mandato da (MINURSO)   12-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Gueterres, no seu relatório junto ao Conselho da Segurança sobre o dossiê do saara marroquino, denuncia veementemente as severas e inaceitáveis ​​restrições impostas pela Polisário à (MINURSO), desde a sua retirada unilateral do cessar-fogo. Tal relatório critica a Polisario objeto dos obstáculos que dificultam a ação da (MINURSO) no sentido de cumprir com a sua missão principal, de supervisionar o cessar-fogo e vigiar as milícias deste grupo armado, bem como a situação no terreno directamente.
  


 O relatório do SG das Nações Unidas faz referência a  mensagem real junto ao CS  11-10-2021
A intervenção do Marrocos na zona de Al Guerguerat é irreversível.
O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guteres dirigiu uma nota inscrita no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, publicada em seis línguas oficiais das Nações Unidas, ao referir à carta real que confirma o carácter "irreversível" da intervenção pacífica do Marrocos ao nível da passagem de fronteira de Guerguerat, visando o estabelecimento da livre circulação civil e comercial.
  


 Sua Majestade o rei Mohammed VI dirige um discurso para o Parlamento marroquino   09-10-2021

O discurso real saudou a boa organização das últimas eleições, decorrentes de um clima positivo, marcado por uma grande participação, sobretudo ás províncias do sul.

 A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, acompanhado por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Moulay El Hassan e Sua Alteza o Príncipe Moulay Rachid, dirigiu, sexta-feira, um discurso ao Parlamento, por ocasião da abertura da 1ª sessão do 1º ano legislativo da 11º legislatura.



  


 A Presidente da Câmara dos Representantes da Colômbia  apoia a integridade territorial do Marrocos   08-10-2021
A Presidente da Câmara dos Deputados da Colômbia, Sra. Jennifer Christine Arias Vala, recém-eleita à frente desta instituição legislativa pelo período 2021-2022, tem reiterado o seu apoio total “em relação ao respeito dos interesses supremos de Marrocos, da sua soberania e integridade territorial. ”
  


 Saara: discussões entre o vice-ministro das RE da Rússia e o embaixador marroquino em Moscou   08-10-2021
A questão do Saara marroquino foi o foco das discussões, quinta-feira passada, em Moscou envolvendo o vice-ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Serguei Vershinin, e o embaixador marroquino na Rússia, Lotfi Bouchaara. O comunicado do Ministério da Relações Exteriores afirmou que, durante essas discussões, "entre as autoridades de dois países, nas quais foram trocadas opiniões sobre os temas da agenda do Conselho de Segurança da ONU",  destacando o rol da solução da questão do Saara "no horizonte, com base na discussão do conselho e a procura de uma saída, durante este mês. "
  

Página 5 de 665Primeiro   Anterior   1  2  3  4  [5]  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2021 - Todos os direitos reservados