domingo, 20 de Janeiro de 2019  

 Actualidades

 Una delegação marroquina em Genebra para participar de uma "mesa redonda" sobre o Saara marroquino  04-12-2018

Os eleitos sarauís, incluindo os presidentes das duas regiões do sul, Sidi Hamdi Ould Errachid e Ynja Khattat, os quais fazem parte da delegação.

 

A delegação marroquina será em Genebra,  5 e 6 de dezembro de 2018 para participar de "uma mesa redonda" sobre a disputa regional envolvendo o Saara marroquino, informou segunda-feira o Departamento de Relações Exteriores e da Cooperação Internacional.

  


 A manutenção do status quo no Saara não beneficia nenhuma das partes (Ministro de Negócios Estrangeiros alemão)   03-12-2018

A manutenção do status quo no Saara não beneficia nenhum das partes, afirmou quinta-feira o ministro alemão des Negócios Estrangeiros, Heiko Maas. Exprimendo em uma conferência de imprensa conjunta com o ministro de Relações Exteriores Nasser Bourita no termo de suas conversas em Berlim, o chefe da diplomacia alemã enfatizou a necessidade de estabelecer as bases para uma desenvolvimento regional integrado e aproveitar todas as oportunidades para ter sucesso. Ele disse ainda que todas as partes estão convidadas a adotar uma atitude construtiva na mesa-redonda sobre o Saara, prevista para este més de dezembro em Genebra, considerando  que esta reunião é "muito importante".

 

  


 A ONU reafirma seu apoio a um "diálogo reforçado" entre o Marrocos e Argélia   30-11-2018

As Nações Unidas reiteraram, quinta-feira seu apoio a um "diálogo reforçado" entre o Marrocos e Argélia, considerado-o como uma  grande oportunidade para toda a região. "Sempre fomos a favor de um diálogo reforçado entre a Argélia e Marrocos, cujas relações são muito importantes para a região", declarou Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, durante sua visita de Imprensa cotidiana em Nova York. Trata-se da segunda declaração do porta-voz do secretário-geral da ONU sobre a importância de iniciar um diálogo sustentado entre o Marrocos e Argélia, após o discurso da Sua Majestade o Rei Mohammed VI dirigida pela ocasião do 43º aniversário da Marcha Verde, no qual o Soberano anunciou a vontade de Marrocos de entrar num diálogo "directo" e "franco" com a Argélia.

 

  


 O Conselho da UE adopta o acordo de pesca que engloba a região do Saara com o Marrocos   30-11-2018

O acordo prevê benefícios socioeconómicos para os habitantes saarauis em termos deempregos, de infra-estruturas, de serviços sociais, de criação de empresas, de formação e desenvolvimento, bem como de modernização do sector de pesca.

  


 A Bélgica é a favor para um diálogo bilateral entre Marrocos e Argélia  29-11-2018

O  Vice-Primeiro-Ministro belgo, Ministro de Relações Exteriores e Europeus,  Didier Reynders declarou, terça-feira em Rabat, sobre a posição favorável do seu país a um diálogo bilateral entre Marrocos e Argélia, no quadro do apelo  Real para o estabelecimento de um mecanismo político bilateral de diálogo e de consulta com vistas a resolver todas as disputas entre os dois países e trabalhar  diante dos desafios regionais e transnacionais. "Estou muito feliz de ver o prometido Rei Mohammed VI   formular um apelo para uma retomada do diálogo bilateral com a Argélia, e  foi ao lado de todos os diálogos que possam existir, que seja no âmbito da União do Magrebe árabe ou em Genebra e diante das questões mais específicas que se referem ao Saara ", sublinhou Reynders, durante uma coletiva de imprensa depois de suas conversações com o ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Nasser Bourita.

  

Página 5 de 468Primeiro   Anterior   1  2  3  4  [5]  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2019 - Todos os direitos reservados