segunda-feira, 20 de Novembro de 2017  

 Usos e costumes

A sociedade saraui distingue-se pelos seus numerosos costumes, por tradições e festividades específicas que se referem, ao mesmo tempo, aos diferentes acontecimentos da vida: nascimento, Alaâkika (celebração do sétimo dia do nascimento de uma criança), circuncisão, compromisso de casamento, casamento, divórcio, falecimento e enterro, bem como às cerimónias religiosas incluindo as festas religiosas e aquelas ligadas ao mês de Chaâbane e o mês sagrado do Ramadão.

Além disto, existem outras tradições ligadas à arte culinária tradicional que englobam os pratos e as bebidas populares. O traje tradicional tem igualmente a sua importância no património saraui,   chamado Al malhfa para as mulheres e Darrâa para os homens.

Além destas tradições, devemos também mencionar outros aspectos característicos das populações sarauis: o sentimento da família e da tribo, a generosidade, a hospitalidade,  a diversão, o mobiliário e o arranjo do espaço habitacional, os princípios ancestrais de educação e de instrução, o espírito de solidariedade e a relação que o homem saraui mantém com o seu gado, bem como com os outros animais, nomeadamente o camelo, esta incansável “embarcação do deserto”.

Estes usos e costumes permitem melhor compreender as dimensões semióticas e a responsabilidade cultural da herança popular Hassani e constituem igualmente um pilar importante para captar o modo de vida nas províncias sarianas e refletem a criatividade distintiva do homem saraui através dos tempos.


 

    
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2017 - Todos os direitos reservados