Durante este encontro, os participantes saudaram esta iniciativa regional, que visa apoiar o desenvolvimento e crescimento das empresas turísticas, melhorar a competitividade de negócios, de forma a responder às novas exigências do sector a nível nacional e internacional, além de criar uma nova geração das empresas de turismo.
Destacando também a capacidade dos actores económicos e turísticos da região, no sentido de aumentar o nível das atratividades e criatividade do turismo, um potencial importante e diversificado.
No discurso da responsável pela ocasião, a delegada regional do turismo, Aisha Al-Wala Alaoui sublinhou que o programa “GO Turismo” constitui um dos principais programas do roteiro do turismo, mantendo diferentes objectivos promissores, capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros, ligados a competitividade e inovação das empresas turísticas.
A sra Al-Alawi declarou que o “GO Tourism” pretende apoiar 1.700 empresas turísticas até o final de 2026, mobilizando um envelope financeiro de 720 milhões de dirhams, anotando que este programa apoia o investimento turístico e fornece apoio técnico às empresas turísticas.
Por sua vez, o vice-presidente do Conselho Regional de Turismo, Zine El Abidine, aliado do Sibai, considera a região de Laayoune-Sakia El Hamra objeto de um enorme potencial turístico e património cultural, rico e diversificado.
O sr Al-Sibai explicou ainda que o turismo do literal, cultural e ambiental, de exploração e aventura, constituem uma base capaz de aumentar a atractividade turística desta região.
Salientando, neste contexto, que o programa “GO Tourism”, cuja visão pioneira e focada na indústria turística marroquina, desenvolve-se através da inovação, da sustentabilidade e competitividade, possibilitando um salto qualitativo em termos do avanço deste sector vital.
Nesta ocasião, os responsáveis da Agência Empresarial Marroquina explicaram aos operadores turísticos sobre o programa “GO Tourism”, e em torno de três mecanismos principais em resposta ao “apoio a investimento”, ao “conhecimento técnico, a competitividade” e “ao crescimento do ambiente verde”.
Sendo através do mecanismo de “apoio ao investimento”, o programa oferece subsídios financeiros aos projectos de animação turística, e alojamento relacionado às taxas que variam entre 30 e 35 por cento do montante total do investimento.
Em relação ao mecanismo “Competência Técnica para Apoiar a Competitividade”, a estratégia financeira, a excelência operacional, o mercado e a transformação digital, envolvendo este programa que cobre até 90 por cento dos custos do serviço.
Para o mecanismo de “Apoio ao Crescimento do ambiente Verde”, seus projectos visam o desenvolvimento sustentável do sector do turismo, dada subvenção ao investimento no valor de 40 por cento do investimento total, cobrindo até 90 por cento do custo de consultoria e formações técnicas.
À margem deste evento, foram agendadas reuniões individuais de acompanhamento às empresas turísticas envolvidas neste programa.
Tal encontro foi marcado pela presença, nomeadamente, de representantes do Conselho Regional de Turismo e delegações turísticas de Laayoune, de Tarfaya e Smara, além de representantes regionais de federações e associações profissionais do sector do turismo.
Concluindo que o programa “GO Turismo”, lançado desde 14 de Fevereiro de 2024 em Rabat, enquadra-se na implementação dos programas do roteiro, em benefício do sector do turismo 2023-2026, atendendo as empresas turísticas, em termos de ofertas de entretenimento inovadoras e diversificadas, capazes de reforçar a posição de Marrocos, como destino turístico diferenciado em termos de experiências turísticas e promoções.
Noticias sobre o saara ocidental-Corcas