terça-feira, 19 de Março de 2024  

 Antes da colonização

Antes da colonização e da imposição do protectorado em Marrocos, o país era inteiramente soberano, independente e unido, e o Sara estava sob a soberania marroquina. Durante este período, nunca houve qualquer entidade do Sara que estivesse separada de Marrocos. As tribos viviam do que se podia chamar "o Siba", coisa que era completamente normal naquela época.

O Sultão de Marrocos exercia o seu poder através da nomeação de certos responsáveis, tais como o “caïd” (alcaide) ou o seu representante pessoal, como foi o caso do Cheikh Maouelainin que foi o responsável pela construção da cidade de Smara. Enviava decretos reais a cada tribo do Sara e todas as tribos os possuem, tais como os que foram enviados à tribo Rguibat em 1906, confirmando os laços de fidelidade, lealdade e apego das tribos sarauis ao glorioso trono alauita.

Não existe um único documento ou uma peça que prove o contrário desta realidade histórica. Tanto mais que são as populações do Sara que fundaram na antiguidade a dinastia dos  Almorávidas.

Os documentos existentes provam que sempre que uma potência estrangeira tentava penetrar no Sara, ou que alguns dos seus cidadãos eram aprisionados, era o Sultão de Marrocos quem resolvia  as questões com a potência em causa. As negociações realizavam-se por intermédio dos Embaixadores. Isto está provado através de documentos oficiais, marroquinos ou estrangeiros.

Os documentos existentes em Rabat, Paris, Londres, Madrid, Lisboa e Berlim provam-no perfeitamente bem. Basta simplesmente fazer referência e consultá-los . Estes documentos confirmam a soberania que Marrocos sempre exerceu sobre as suas províncias sarianas.

A diplomacia era muito activa a este respeito e fez sempre questão em respeitar a soberania sobre a totalidade do território nacional, de Tanger a Lagouira.


Mapa do Reino do Marrocos antes do protectorado:

 POR 1.jpg

    
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados