quinta-feira, 19 de Setembro de 2024  
 
Conselho de Direitos Humanos da ONU: Organizações não governamentais chamam para garantir direitos básicos às pessoas detidas em Tindouf
| 18-09-2024

Foi na quinta-feira passada, em Genebra, que as organizações não governamentais chamaram à comunidade internacional para fazer pressão sobre a Argélia e garantir os direitos básicos à população detida nos campos de Tindouf.


  

  
| 18-09-2024
Saara Marroquino: uma região no auge da prosperidade (Mídia brasileira)

O site de notícias brasileiro “Poder 360” escreveu ao dizer que o saara marroquino se transformou num espaço de progresso e prosperidade, face à situação miserável que prevalece noutro lado dos campos de Tindouf, no sudoeste da Argélia. O autor do artigo, Marcello Tognozzi tem destacado sobre as “profundas transformações sociais e económicas” que  conhece esta região,  cinco décadas após a Marcha Verde, resultado da recuperação do saara marroquino, apesar das manobras arquitetadas pelos separatistas da Polisário, apoiados pela Argélia.

| 13-09-2024
Peru: Embaixador de Marrocos apresenta a iniciativa marroquina da autonomia sobre o Saara

Marrocos e o Peru confirmam o compromisso com o processo de consolidação das relações políticas e económicas, e  da promoção da cooperação bilateral mutuamente benéfica. Tal confirmação ocorreu durante uma reunião, terça-feira na sede do Congresso peruano, reunindo o embaixador marroquino em Lima, Amin Choudhary, e o novo presidente desta instituição legislativa, Eduardo Salhuana Cavedes, e Ernesto Bustamante Donairi, na qualidade de chefe do Grupo Parlamentar de Amizade Peru-Marrocos e do chefe de Grupo de Apoio e Defesa da Iniciativa de Autonomia Marroquina no Congresso Peruano. Nesta ocasião, os dois partidos analisaram vários aspectos dos laços bilaterais e discutiram formas de fortalecer as relações parlamentares entre os dois países. Ocasião pela qual o Presidente do Congresso Peruano tem sublinhado a necessidade de reforçar as trocas comerciais, mantendo as ambições e capacidades de desenvolvimento entre os dois países.

| 04-09-2024
Smara: Recenseamento Geral da População e Habitação 2024, iniciado em melhores condições

O processo de recolha de dados junto das famílias começou na região do Saara marroquino, Smara na melhores condições, e no âmbito do sétimo processo do Recenseamento Geral da População e Habitação (2024). Veio o processo desta operação estratégica na implementação das altas instruções de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, e na linha direta das recomendações da Comissão de Estatística das Nações Unidas, visando a estabelecer uma verdadeira imagem do estado da população e habitação.

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados