domingo, 20 de Janeiro de 2019  
 
A Audiência real para o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros -
| 18-01-2019

"Qualquer reforço da parceria passa pelo respeito dos interesses superiores do Reino e da preservação da sua integridade territorial" (comunicado do Gabinete Real)

 "Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, recebeu  este dia, no Palácio Real em Rabat, a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e da Política de Segurança, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Sra. Federica Mogherini, que efectua uma visita de trabalho a Marrocos no contexto do reforço da parceria estratégica entre o Reino de Marrocos e a União Europeia.

 


  

Toda a actualidade

| 17-01-2019
A Ratificação do Acordo Agrícola: a posição de actores sarauís tem um impacto positivo sobre o Parlamento Europeu

O Presidente da Região Dakhla, Ouald Dahab, Inja El Khatat declarou que a união dos actores locais nas regiões do Sul do Reino provocaram uma ressonância positiva no Parlamento Europeu. Isto veio após a ratificação do Parlamento Europeu, quarta-feira, 16 de janeiro em Estrasburgo, o acordo agrícola entre Marrocos e UE, com uma maioria esmagador de votos. Sr Khatat destacou na sua palavra o papel desempenhado por esses atores,  parlamentares e eleitos, locais, regionais, representantes de câmaras profissionais, bem os atores da sociedade civil, exortando o Parlamento Europeu para ratificar o acordo agrícola e pelo papel do desenvolvimento para a região.

 

| 08-01-2019
O Omã renova o apoio a favor da integridade territorial do Marrocos (Comunicado conjunto)

O Omã renovou o seu apoio a favor da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração " pela sabedoria da liderança marroquina, baseada  sobre uma solução pacífica da questão da causa nacional.´ No comunicado conjunto, emitido após a realização da quinta sessão do Comité Misto Marrocos- Omã (6 e 7 de Janeiro, 2019), em Muscat, sob a presidência do Sr. Nasser BOURITA, Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, e o Sr. Yousef Bin Alawi, Ministro encarregado das relações exteriores no Sultanato de Omã, pelo qual o lado de Omã renovou "em relação á questão do Saara marroquino, o apoio á unidade da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração pela sabedoria da liderança marroquina que visa a encontrar uma solução pacífica da causa nacional.."

| 28-12-2018
O apelo de Marrocos pelo diálogo "franco e directo" com a Argélia compeu o imobilismo no Magrebe (jo

O jornal dos Emirados "Al Khalije" sublinhou na  sua edição de quinta-feira, 27 de dezembro de 2018, que o apelo lançado pelo Marrocos à Argélia em favor de um diálogo "franco e direto" tem por objetivo "romper o longo imobilismo que conhece a União do Magrebe ". Em um artigo intitulado "O Magrebe aspira   lançar no seu trigésimo aniversário", referente ao jornal dos Emirados Árabes Unidos, explicando que "o longo imobilismo da União do Magrebe se rompeu", referindo-se ao discurso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI que chamou em novembro, para um "diálogo franco e direto" com a Argélia, por ocasião do 43º aniversário da Marcha Verde.

  

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2019 - Todos os direitos reservados