segunda-feira, 21 de Maio de 2018  
 
O Marrocos denuncia as provocações do Polisário em Tifariti relativas à violação do cessar-fogo
| 21-05-2018

O Reino de Marrocos "condena veementemente as recentes práticas provocativas da Polisário em Tifariti, leste dos sistema de defesa do Saara marroquino","tratando de uma nova grave violação do cessar-fogo e de um desafio ao encontro da autoridade do Conselho de Segurança da ONU ", subinhou, sábado, um comunicado do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI).




  

Toda a actualidade

| 21-05-2018
O Secretário-Geral da ONU alerta sobre qualquer prática "susceptível de modificar o status quo" no Saara

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres alertou, sábado a tarde sobre  qualquer ação provocativa "que possa mudar o status quo" em relação à questão do Saara.O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres alertou, sábado a noite sobre qualquer ação "provocatora que possa mudar o status quo" em relação à questão do Saara. Declarou em um comunicado dirigido pelo seu porta-voz, Stephane Dujarric, no qual indicou que o Sr Guterres "acompanha de perto a situação no Saara."

 

| 18-05-2018
A Polisário não tem legitimidade para representar a população local (representante do Serviço Externo da UE))
Durante uma troca de pontos de vistas, quinta-feira, na Comissão do Comércio Internacional (INTA) do Parlamento Europeu, em Bruxelas, sobre asituação e o  estado de avanço de negociações entre Marrocos e a UE, relativo aos acordos de associaçao e de  Pesca, o representante do Serviço Europeu para a Ação Externa, SEAE, denunciou os partidários desta tese separatista.  Ele afirmou que a Polisário não tem legitimidade para representar os interesses das populações locais. "A Polisário não tem vocaçao para representar exclusivamente as populações  do Saara," martelou Nicolas Bulte, representante do órgão regulador, sob a liderança de Sra. Federica Mogherini, as relações diplomáticas da UE com os países não membros e lidera a política externa e de segurança da União.
| 17-05-2018
Sr. Bourita saúda o papel "construtivo" da Espanha na busca de uma solução política para o Saara
O ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Nasser Bourita saudou, quarta-feira, o papel "construtivo" da Espanha na busca de uma solução política para a questão do Saara. O que o ministro declarou diante de uma coletiva de imprensa após conversas em Rabat com seu colega espanhol, Alfonso Dastis, que efectua uma visita de trabalho para o Marrocos.

  

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2018 - Todos os direitos reservados