sábado, 3 de Junho de 2023  
 
Comitê 24 da ONU: Sr. Mohamed Aba destaca o dinamismo socioeconômico no Saara marroquino
| 02-06-2023

O Vice-Presidente da região de Laayoune-Sakia El Hamra, Mohamed Abba destacou em Bali, na margem do Comitê 24 da ONU, a dinâmica de desenvolvimento socioeconómico que conhece as províncias do sul de Marrocos, sob a liderança esclarecida de Sua Majestade o Rei Mohammed VI.


  

  
| 02-06-2023
Sra Ghala Bahia: no Comitê 24 da ONU destaca o apoio internacional à marroquinaria do Saara

A vice-presidente da região de Dakhla-Oued Eddahab, Sra. Ghala Bahia destacou, semana passada, perante os membros do Comitê 24, das Nações Unidas, o crescente apoio internacional da legitimidade dos direitos do Marrocos sobre suas províncias do sul, considerando o plano de autonomia como única solução capaz de resolver a disputa territorial do Saara. Durante a  reunião do Comitê 24, realizada em Nova York, a Sra. Bahia, eleita democraticamente pelos habitantes do Saara marroquino, sublinhou o reconhecimento culminando do apoio dos países africanos, árabes, europeus e outros, em termos de abertura de 25 Consulados Gerais nas cidades de Dakhla e Laayoune.

| 01-06-2023
O plano de autonomia para o saara é a "única opção possível" para progressar (parlamentar britânico)

O deputado britânico Liam Fox sublinhou, ontem quarta-feira em Rabat, que o plano de autonomia apresentado pelo Reino de Marrocos, 2007, na ONU, tem por objetivo encontrar uma solução definitiva a disputa artificial sobre o Saara marroquino, considerando este plano como "a única opção possível" e " solução prática", para progressar. O Sr. Fox saudou esta posição numa declaração junto à imprensa após conversas com o Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita.


| 01-06-2023
O Saara: Papua-Nova Guiné reiterou o seu apoio ao plano de autonomia como uma "base sólida" de uma solução definitiva

A Papua Nova Guiné, perante os membros do Comité 24 das Nações Unidas, em Bali, reiterou o seu apoio à iniciativa da autonomia, como base sólida a uma solução definitiva do diferendo regional em torno do Saara marroquino. O Representante Permanente Adjunto de Papua Nova Guiné junto às Nações Unidas, Fred Sirova sublinhou no discurso durante a Conferência Regional do Comitê 24 do Pacífico, realizada em Bali, Indonésia (24 a 26 de maio), que o plano apresentado pelo Marrocos em 2007, um acordo base das disposições importantes da Carta, das resoluções do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas.

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2023 - Todos os direitos reservados