segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019  
 
A Audiência real para o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros -
| 18-01-2019

"Qualquer reforço da parceria passa pelo respeito dos interesses superiores do Reino e da preservação da sua integridade territorial" (comunicado do Gabinete Real)

 "Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, recebeu  este dia, no Palácio Real em Rabat, a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e da Política de Segurança, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Sra. Federica Mogherini, que efectua uma visita de trabalho a Marrocos no contexto do reforço da parceria estratégica entre o Reino de Marrocos e a União Europeia.

 


  

Toda a actualidade

| 21-01-2019
O acordo agrícola que compreende a região do Saara revela a vontade de fortes relações entre Marrocos e UE.

A recente adopção de Parlamento Europeu do acordo agrícola entre Marrocos e a União Europeia (UE) revela a vontade  de construir relações fortes e estáveis ​​entre as partes, sublinhou o ministro espanhol de Agricultura,  de Pesca e Alimentação, Luis Planas.

 "A adopção pelo Parlamento Europeu do acordo agrícola Marrocos-UE  é considerado como uma ação  muito importante,  não é apenas um sinal verde para a comercialização de produtos agrícolas, mas também denota a vontade de construir relações fortes e estáveis ​​entre duas partes ", declarou  no comunicado à margem do Fórum Internacional sobre Alimentação e Agricultura (17-19 de janeiro), organizado no quadro da Semana Verde Internacional em Berlim.

| 17-01-2019
A Ratificação do Acordo Agrícola: a posição de actores sarauís tem um impacto positivo sobre o Parlamento Europeu

O Presidente da Região Dakhla, Ouald Dahab, Inja El Khatat declarou que a união dos actores locais nas regiões do Sul do Reino provocaram uma ressonância positiva no Parlamento Europeu. Isto veio após a ratificação do Parlamento Europeu, quarta-feira, 16 de janeiro em Estrasburgo, o acordo agrícola entre Marrocos e UE, com uma maioria esmagador de votos. Sr Khatat destacou na sua palavra o papel desempenhado por esses atores,  parlamentares e eleitos, locais, regionais, representantes de câmaras profissionais, bem os atores da sociedade civil, exortando o Parlamento Europeu para ratificar o acordo agrícola e pelo papel do desenvolvimento para a região.

 

| 08-01-2019
O Omã renova o apoio a favor da integridade territorial do Marrocos (Comunicado conjunto)

O Omã renovou o seu apoio a favor da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração " pela sabedoria da liderança marroquina, baseada  sobre uma solução pacífica da questão da causa nacional.´ No comunicado conjunto, emitido após a realização da quinta sessão do Comité Misto Marrocos- Omã (6 e 7 de Janeiro, 2019), em Muscat, sob a presidência do Sr. Nasser BOURITA, Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, e o Sr. Yousef Bin Alawi, Ministro encarregado das relações exteriores no Sultanato de Omã, pelo qual o lado de Omã renovou "em relação á questão do Saara marroquino, o apoio á unidade da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração pela sabedoria da liderança marroquina que visa a encontrar uma solução pacífica da causa nacional.."

  

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2019 - Todos os direitos reservados