domingo, 24 de Março de 2019  
 
Aamar Cheikh, membro do Corcas convidado no canal TV satélite BBC árabe
| 21-03-2019

A Argélia, principal protagonista do dossiê do Saara e a Polisario não é como  representante legítimo dos sarauis.

 

Aamar Sheikh, membro do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos (CORCAS), foi o convidado da emissão "Bila Kouyoud" (Sana limites ) de mesa árabe da BBC Árabe, Canal  británico da TV satélite , quarta-feira 20 de março de 2019 .

 


  

Toda a actualidade

| 21-03-2019
Uma delegação marroquina em Genebra para 2ª "mesa redonda" sobre o saara marroquino, sob os auspício

A delegação marroquina presente em Genebra, 21 e 22 de Março, ao convite do enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sara, o Sr. Horst Köhler,  participando de uma segunda "mesa redonda" ao lado da Argélia, da Polisário e da Mauritânia, sublinhou um comunicado do Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional. Esta segunda "mesa redonda" será realizada de acordo com a mais recente resolução (2440) do Conselho de Segurança, adotada em 31 de outubro de 2018, e que afirma que o propósito do processo político é "alcançar uma solução realista, pragmática e sustentável,  baseada sobre o  compromisso ", precisou a mesma fonte.

 

| 20-03-2019
O Sr. Bourrita chama para superar as discussões "estéreis e inúteis " no seio da União Africana

O Ministro de Relações exteriores  e  Cooperação Internacional, Sr. Nasser BOURITA, chamou terça-feira em Rabat, para superar as discussões "estéreis e inúteis, longe da realidade" no seio da União Africana sobre a questão do Sara marroquino.O Sr. Nasser BOURITA, durante uma reunião de imprensa com o ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da República do Ruanda, saudou o Sr. Richard Sezibera pelo papel  "construtivo" e de Ruanda no seio da União Africana, tendo em vista prevalecer o "espírito de consenso" e superar as discussões "estéreis e inúteis, distante da realidade" sobre a questão do Saara marroquino.

| 19-03-2019
O Saara foi e contiuna uma terra marroquina (Conselheiro do partido espanhol Podemos)

"O Saara é marroquino e sempre foi", sublinhou sexta-feira em Dakhla, Jorge Verstrynge Rojas, assessor do partido espanhol de extrema esquerda, Podemos.

 "O debate em torno do Saara não deve ter lugar. O território do Saara foi marroquino e continua o caso para sempre", anotou Verstrynge em um comunicado ao MAP, na margem de sua participação no trabalho da quinta edição anual do Fórum Crans Montana de Dakhla (14 a 17 de março).

  

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2019 - Todos os direitos reservados