quinta-feira, 19 de Julho de 2018  
 
O Presidente do Conselho mantém conversações com uma importante delegação do Parlamento da América
| 11-07-2018
Khalihenna Ould Errahchid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos, mantém conversações, Quarta-feira 11 Julho 2018, na sede do Conselho em Rabat, com uma importante delegação parlamentar da América Central, liderado pelo Sr. Navarro Anselmo, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Imigração desta instituição legislativa regional (Albarlasin), na qual o Marrocos desempenha um papel como observador permanente desde 2015.

  

Toda a actualidade

| 18-07-2018
Os Ministros de Negócios Estrangeiros da UE adotam acordo agrícola com o reino incluso o Saara marroquino
O Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da União Europeia (UE) tomou segunda-feira em Bruxelas, a sua decisão de adaptar o acordo da associação, relativo ao acordo agrícola com o reino de modo, incluindo de forma expressa o Saara marroquino, sublinharam as fontes européias. Trata-se de uma medida em consonância com a decisão do Tribunal de Justiça da UE sobre o acordo de liberalização de produtos agrícolas e outros produtos, de 21 de dezembro de 2016, visando a consagrar nos textos a extensão das preferências tarifas no Saara marroquino, sublinhou a mesma fonte.




| 16-07-2018
A Constituição marroquina garante os direitos e liberdades nas províncias do sul (think tank colombiano)

O think tank colombiano especializado em análises políticas e estratégicas na América Latina "CPLATAM" sublinhou o papel preponderante que desempenha a Constituição marroquina de 2011, no respeito dos direitos e liberdades nas províncias do Sul, tanto quanto no conjunto do território Marroquino, denunciando também o estado de ilegalidade que reina nos campos de Tindouf, sul da Argélia. "O que é natural num território sem estruturas democráticas, (NDLR campos de Tindouf) não foi no Saara marroquino onde os cidadãos livres e iguais, estão sujeitas a lei através dos meios constitucionais, respeitando a justa participação e a representação política legal e legítima (...)

| 13-07-2018
O Marrocos reitera a sua posição "constante e clara" perante a presença da Polisário na zona tampão (Sr. El Khalfi)
As Resoluções do Conselho de Segurança proíbem explicitamente a frente separatista de transferir qualquer unidade administrativa para a zona tampão

O Marrocos reitera a sua posição "consistente e clara" perante qualquer ação da Frente Polisário separatista na zona tampão, declarou quinta-feira em Rabat, o Ministro das Relações com o Parlamento e a sociedade civil, porta voz do Governo, Mustapha El Khalfi.
"A posição em relação a qualquer presença ou ação irregular da frente separatista constitui uma posição constante, clara e definitivamente, o que exprimiu o Rei Mohammed VI em uma carta dirigida para as Nações Unidas em março", sublinhou El Khalfi durante uma conferência de imprensa após o Conselho do Governo.
  

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2018 - Todos os direitos reservados