quinta-feira, 20 de Março de 2025  
 
Ativistas saharauis denunciam violações e repressão nos campos de Tindouf.
| 19-03-2025

Foi durante a 58ª sessão do Conselho de Direitos Humanos em Genebra, que ativistas da sociedade civil saharaui denunciaram violações de direitos humanos,  criticas e repressão as vozes contrarias as facções da Polisário nos campos de Tindouf (sudoeste da Argélia), e do estado de desespero prevalecente, entre a maioria dos jovens mantidos nestes campos.


  

  
| 20-03-2025
Nova Iorque : Denunciar as graves violações dos direitos das mulheres nos campos de Tindouf i

As violações contra as mulheres por parte das milícias separatistas de Polisário nos campos de Tindouf foram objeto de condenação  durante um evento, quarta-feira passada em Nova York, realizado pela organização da Rede Internacional de Mulheres Liberais. Num discurso na margem desta reunião, pela 69ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher, Khadija Oum El Bashair El Mrabet, presidente da Rede Internacional de Mulheres Liberais, tem destacado as condicoes das mulheres detidas nos campos de Tindouf  sujeitas a discriminação, a extrema pobreza e sem nenhum direito o mais básico a nao ser violado.

| 14-03-2025
Plano de autonomia de Marrocos para o saara, única solução do diferendo regional (Embaixador das Comores)

O Embaixador da República da União das Comores, Yahya Mohamed Elias, declarou, ontem, quinta-feira, em Rabat, que a iniciativa de autonomia para as regiões do sul do Reino tem sido" um eixo importante em torno do qual o mundo se une" para resolver a questão do Saara Marroquino, dadas diversidades e conquistas alcançadas para essas regiões. Na declaração junto à Agência de Imprensa Árabe do Magreb (MAP) no âmbito do simpósio organizado pelo Fórum Saara em prol do Diálogo e das Culturas ; cujo tema "A questão do Saara Marroquino:  gestão da mudança", contando com a participação de várias autoridades, embaixadores africanos credenciados no Marrocos, atores da sociedade civil e pesquisadores, o Sr. Elias tem enfatizado o desenvolvimento, a  estabilidade, a segurança e prosperidade que conhecem as províncias do sul do reino, e em todos os níveis.

| 07-03-2025
Sr. Nasser Bourita, consolidação da parceria estratégica com os países do Conselho C.Golfo

Os acontecimentos e alterações que conhece o mundo àrabe trazem consigo riscos e esperanças ao mesmo tempo, "razão pela qual deve-se fortalecer os laços de desenvolvimentos para  enfrentar as alterações, riscos e ameaças, tendo em mente a necessidade de preservar a integridade territorial dos Estados e apoiar a soberania do Marrocos, no quadro da unidade nacional abrangente e rejeitando quaisquer intervenções estrangeiras". O Sr. Nasser Bourita, Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior tem  reiterado a forte determinação e a firme vontade do Reino do Marrocos de continuar fortalecendo o caminho da parceria estratégica, aspirando redobrar esforços, 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2025 - Todos os direitos reservados