Saara marroquino,“não é suscetível a negociação´ 09-11-2023
O vice-presidente da Assembleia Legislativa e Transição do Burkina Faso, Daouda Diallo reiterou, terça-feira passada em Rabat, o apoio do seu país em favor da integridade territorial de Marrocos, considerando que “o saara marroquino não é suscetível a negociação”. O sr Diallo, num comunicado junto à imprensa após conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, sublinhou que “a posição do Burkina Faso em relação à questão do Saara Marroquino é constante e não mudou”.
|
|
Nas Nações Unidas: Argélia viola os direitos humanos nos campos de Tindouf 08-11-2023
A Argélia não faz nenhum esforço para melhorar a situação nos campos de Tindouf, como país anfitrião, nem atender às resoluções do Conselho de Segurança, violando assim os direitos humanos básicos dos residentes, detidos contra a sua vontade nestes campos, sudeste de Argélia, Tindouf. Perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a delegação marroquina denunciou a obsessão patológica da Argélia face à questão do Saara marroquino, implicando Argélia, como parte envolvente nesta disputa regional.
|
|
Discurso real por ocasião do 48º aniversário da Marcha Verde 06-11-2023
Muitos países reconheceram o Saara marroquino, e outros influentes apoiam a iniciativa de autonomia, única solução capaz de levar a uma saída deste conflito regional artificial.
O Rei Mohammed VI dirigiu, segunda-feira pela noite, um discurso à Nação, por ocasião do 48º aniversário da gloriosa Marcha Verde.
Eis o texto integral do Discurso Real:
|
|
O povo marroquino comemora o 48º aniversário da Marcha Verde 04-11-2023
Nesta segunda-feira, 6 de novembro 2023, o povo marroquino comemora o quadragésimo oitavo aniversário coincidindo com a vitoriosa da Marcha Verde, uma epopeia histórica que traduziu a conquista da marcha verde em prol da consolidação da integridade territorial do Reino de Marrocos.
|
|
Conselho de Segurança: França reiterou o seu “apoio histórico, claro e firme” ao plano marroquino de autonomia 02-11-2023
A França reiterou, perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o seu “apoio histórico, claro e firme” ao plano marroquino de autonomia. O Embaixador e Representante Permanente da França nas Nações Unidas, Nicolas de Rivière, sublinhou, segunda-feira passada: "lembrando do apoio histórico, claro e firme da França ao plano marroquino de autonomia". Tal plano foi apresentado à ONU desde 2007, (chegou a hora para ir em frente), após o voto em favor da Resolução nº 2.703, segundo a qual o Conselho de Segurança decidiu prorrogar o mandato da MINURSO por um ano.
|
|