Grupo de reflexão sérvio: Polisario constitui uma Ameaça à segurança e estabilidade 15-07-2023
O grupo de Relações Internacionais e Desenvolvimento Sustentável, representado no instituto sérbio, aborda a ameaça à segurança e estabilidade em relação ao grupo, separatista, Polisario, suportado pelo regime argelino, a título do perigo desestabilizador da região do Saara e Sahel. Em relação a essa ameaça, o grupo de reflexão, liderado pelo ex-ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremic, publicou uma análise na última edição da revista trimestral "Prospects".Neste artigo, intitulado “ameaca da Polisario a seguranca”, no qual o diretor do Centro Marroquino de Estudos Estratégicos, Mohamed Benhamou aborda os desafios de segurança na África, um continente que continua sendo frágil devido às várias crises e conflitos internos.
|
|
Experto português destaca o apoio europeu e internacional à iniciativa de autonomia para o saara marroquino 13-07-2023
O experto e analista político português, Raul Braga Perish sublinhou, terça-feira passada, que a iniciativa marroquina para a autonomia apresentada pelo Marrocos à secretaria das Nações Unidas, 2007, detém um apoio cada vez mais crescente e favorável no seio internacional e europeu. Num artigo publicado terça-feira no portal da Rádio de Notícias (TSF), Braga destacou que os movimentos da diplomacia marroquina trabalham como colméia, nos últimos anos, resultando em posições internacionais favoráveis à proposta de autonomia, a qual é capaz de tornar a página deste conflito regional.
|
|
A questão do Saara: Angola apoia uma solução política consensual 12-07-2023
A República de Angola exprimiu o seu apoio em favor de uma solução política consensual para o diferendo em torno do Saara.
Veio no comunicado conjunto, publicado, ontem, terça-feira, em Rabat, na conclusão dos trabalhos da terceira sessão da Comissão Mista de Cooperação Marroquino-angolana, presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, e ministro de Relações Exteriores da República de Angola, Titi António, que o chefe da diplomacia angolana sublinhou que o seu país "encoraja os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas e de seu enviado pessoal, Staffan de Mistura, no sentido de encontrar uma solução justa, política duradoura, aceitável entre as partes e consensual”.
|
|
Saara marroquino: a Guiné em favor da integridade territorial do Reino e plano de autonomia 11-07-2023
A República da Guiné reiterou, ontem segunda-feira em Dakhla, o seu apoio “firme, inabalável e contínuo” em favor da integridade territorial do Reino de Marrocos e apoio à iniciativa do plano de autonomia, apresentada pelo Reino, 2007 a Secretaria da ONU, como a “única solução fiável e realista”, capaz de resolver a disputa em torno do Saara marroquino.
|
|
A Rádio Alemanha deslancha os contatos entre os grupos terroristas e os campos da Polisario em Tindouf na Argélia 11-07-2023
A rádio alemã BR24 dedicou um artigo, sábado passado, detalhado sobre a presença de grupos terroristas em África, e os métodos de propaganda utilizados através da Internet e recrutamento de crianças nas zonas de instabilidade, sobretudo nos campos da Polisario em Tindouf, sudoeste da Argélia. Tal artigo intitulado "Grupos terroristas na África: solo incubado e reservado para os ataques na Europa", além de ser uma plataforma da mídia e propaganda extremista, dos grupos terroristas, Estado Islâmico e Al-Qaeda desempenhando uma "vida fácil" e de manipulacao nos campos de Tindouf.
|
|