Nações Unidas: os campos de Tindouf, um “foco” para o recrutamento de crianças (peticionário) 17-10-2023
Os peticionários internacionais denunciaram, quinta-feira passada, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o circo sobre os campos de Tindouf, pela milícia separatista armada “Polisario”, sudoeste da Argélia, um verdadeiro foco de recrutamento de crianças, como soldados. Numa intervenção nesta ocasião, Michelle Mason da organização não-governamental (Safety and Security Instructional Services), destacou que a milícia separatista impõe o seu controlo sobre os campos, por mais de 48 anos, isolando-os como nicho de treinamentos de crianças-soldados.
|
|
Relatório do Secretário-Geral da ONU: A Argélia “parte envolvida” na disputa do Saara Marroquino 16-10-2023
As Nações Unidas publicaram oficialmente no seu site o relatório do Secretário-Geral do Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino. O relatório do Secretário-Geral da Organização Internacional, António Guterres, referiu 20 vezes a Argélia, confirmando a sua implicação direta neste conflito regional artificial.
|
|
O Secretário-Geral das Nações Unidas denuncia categoricamente alegações de guerra no Saara marroquino 16-10-2023
No seu novo relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, denunciou muitas declarações da Argélia e Polisario em termos de uma guerra pretendida no Saara Marroquino. Neste relatório, publicado oficialmente no site das Nações Unidas, no qual o Sr. Guterres aponta a situação no Saara marroquino como objeto de “tensões e hostilidades, mas de baixa intensidade”, e da propaganda maliciosa da Argélia e Polisário sobre uma alegada guerra no Saara marroquino.
|
|
O Sr. Hilal denuncia as sete mentiras da agenda separatista da Argélia contro o Saara Marroquino 13-10-2023
Foi na quarta-feira, perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que o Embaixador e Representante Permanente de Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilal, tem desmantelado as sete mentiras da agenda separatista da Argélia contra o Saara marroquino.
|
|
A Quarta Comissão reiterou o seu apoio ao processo político da ONU em relação ao Saara Marroquino 13-10-2023
Foi, quarta-feira passada, na Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas que a resolução adotada reiterou o seu apoio ao processo político em curso sob a supervisão exclusiva das Nações Unidas, visando a resolver a disputa regional sobre o Saara marroquino, admitindo enterrar definitivamente a opção do referendo. A resolução chama também as partes para que cooperem plenamente com o Secretário-Geral das Nações Unidas e seu Enviado Pessoal, a fim de alcançar uma solução política perante este conflito regional, com base nas resoluções do Conselho de Segurança desde 2007, apoiando assim a processo político com base nas 19 resoluções do Conselho de Segurança, desde 2007, com o objectivo de alcançar uma solução política “justa, duradoura e aceitável pelas partes” perante a questão do Saara marroquino.
|
|