|
Saara Marroquino: Sr. Hilal denuncia a manipulação argelina do período do mandato no Conselho de Segurança da ONU 03-06-2024
O Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Embaixador, Omar Hilal, dirigiu, sexta feira passada, uma carta ao Presidente e aos membros do Conselho de Segurança da ONU, na qual ele denuncia a manipulação argelina, durante o período de seu mandato no Conselho da Segurança da ONU, visando a reforçar a sua posição tendenciosa, e prejudicar a Questão do Saara Marroquino.
|
|
|
Senegal reitera seu apoio “permanente e firme” à integridade territorial e soberania do Marrocos sobre o Saara 29-05-2024
A República do Senegal, através da sua Ministra da Integração Africana e Negócios Estrangeiros, Sra. Yacine Vall, reitera o apoio “permanente e firme” de seu país à integridade territorial e à soberania de Marrocos sobre todo o território nacional, incluindo o Saara marroquino.
|
|
|
Parlamentares britânicos de duas câmaras apoiam o plano marroquino de autonomia para o Saara marroquino 28-05-2024
Cerca de trinta parlamentares e lordes britânicos enviaram, sexta-feira passada, uma carta ao ministro dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, na qual eles chamam, numa iniciativa bipartidária, o governo britânico para apoiar o plano de autonomia marroquino “rapidamente, formalmente e sem demora”, considerado este plano “a única solução” da disputa artificial em torno do Saara marroquino. Os representantes e membros da Câmara dos Lordes sublinharam que a iniciativa de autonomia proposta por Marrocos, 2007 para ONU, para o Saara, constitui o caminho o “mais pragmático”, “respeitando as tradições locais e as aspirações democráticas, como solução viável e adequada, capaz de alcançar uma paz duradoura e de estabilidade."
|
|
|
Zâmbia reitera o seu apoio à integridade territorial e ao plano de autonomia para o saara marroquino (comunicado conjunto) 28-05-2024
A República da Zâmbia reiterou, sexta-feira passada em Rabat, o seu apoio à integridade territorial e soberania de Marrocos sobre todos os seus territórios, incluindo o Saara marroquino, considerando o plano marroquino de autonomia como, única solução, “consensual, confiável, séria e realista”.
|
|
|
Comité 24 da ONU: Djibouti saúda o apoio internacional à iniciativa de autonomia marroquina para o Saara 27-05-2024
O Djibuti, perante os membros do Comité 24 das Nações Unidas, saudou o movimento de apoio internacional à iniciativa de autonomia marroquina, apresentada para ONU 2007, para a resolução definitiva da disputa regional em torno do Saara marroquino.
|
|
|