Serra Leoa reitera o seu apoio ao plano de autonomia, como “solução baseada no consenso” 12-10-2023
A Serra Leoa, na margem da reunião em Nova Iorque, reiterou o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina, considerando-a como uma “solução baseada no consenso”, capaz de resolver definitivamente a disputa regional sobre o Saara marroquino. A representante da Serra Leoa tem sublinhado, segunda-feira passada perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas que o seu país “apoia a iniciativa marroquina de autonomia, que o Conselho de Segurança descreve como séria e credível em conformidade com as suas sucessivas resoluções desde 2007”. Sublinhando que esta iniciativa, em conformidade com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e as resoluções do Conselho de Segurança e Assembleia Geral, só pode levar a uma solução baseada no consenso face a este conflito regional.
|
|
O Reino da Arábia Saudita apoia a iniciativa de autonomia e integridade territorial de Marrocos 11-10-2023
O Reino da Arábia Saudita, em Nova Iorque, reafirmou o seu apoio à iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos, 2007, para a resolução definitiva da disputa regional sobre o Saara, no quadro da soberania e integridade territorial do Reino de Marrocos.
|
|
Os Emirados Árabes Unidos reitera a sua posição firme à soberania marroquina 11-10-2023
Em Nova Iorque, os Emirados Árabes Unidos reafirmaram a posição firme de apoio à soberania nacional e integridade territorial do Marrocos. Numa intervenção perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o representante dos Emirados Árabes Unidos sublinhou “a posição firme dos EAU em apoiar o Marrocos nas suas causas justas nos fóruns regionais e internacionais, em forma de preservar a sua soberania, integridade e integridade territorial”.
|
|
Senegal: a iniciativa de autonomia proporciona “ melhores garantias” para uma solução duradoura da questão do Saara marroquino 11-10-2023
O Senegal reiterou, segunda-feira passada, em Nova Iorque, que a iniciativa de autonomia alargada, proposta por Marrocos, em 2007, proporciona “ melhores garantias” para uma solução justa, duradoura e aceitável para as partes em torno da disputa regional sobre o Saara marroquino.
|
|
Santa Lúcia reitera o seu apoio ao plano de autonomia, como “solução consensual” 11-10-2023
Foi segunda-feira, em Nova Iorque, que a Santa Lúcia reiterou o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina, considerando-a como uma “solução baseada no consenso”, em torno da disputa regional do Saara marroquino. Numa intervenção perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o representante de Santa Lúcia destacou que esta iniciativa qualificada pelo Conselho de Segurança de séria e credível nas suas sucessivas resoluções desde 2007, é em conformidade com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e as resoluções do Conselho de Segurança e Assembleia Geral.
|
|