Saara Marroquino: O Japão saúda os esforços sérios e credíveis de Marrocos em prol do processo político 07-09-2023
O Japão saudou os esforços "sérios e credíveis" de Marrocos, engajados no sentido de avançar no processo político rumo a uma resolução da questão do Saara marroquino.Tal posição foi expressa num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês, publicado na sequência de uma reunião, terça-feira passada, no Cairo, entre o chefe da diplomacia japonesa, Hayashi Yoshimasa, e o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, à margem dos trabalhos do Conselho da Liga Árabe, realizados ao nível dos ministros dos Negócios Estrangeiros.
|
|
A Serra Leoa apoia a integridade territorial do Reino e plano de autonomia para a questão do Saara marroquino 05-09-2023
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Serra Leoa, Timothy Musa Kaba reiterou segunda-feira passada, em Rabat o firme apoio de seu país à integridade territorial de Marrocos e ao plano de autonomia, como proposta realista para resolver a disputa regional em torno do Saara marroquino. O chefe da diplomacia da Serra Leoa, durante uma conferência de imprensa na sequência das discussões, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, reiterando o "apoio inabalável" de seu país à integridade territorial do Reino de Marrocos e ao Saara Marroquino.
|
|
Roteiro com Marrocos: “ Um sucesso a continuar” (Ministro de Relações Exteriores espanhol) 04-09-2023
O ministro espanhol de Relações Exteriores, da União Europeia e Cooperação, José Manuel Albarez saudou o “sucesso do roteiro”, acordado entre Espanha e Marrocos, o qual “vai continuar”.
|
|
O Saara Marroquino: Argélia chamada para acabar com o conflito artificial (historiador paraguaio) 01-09-2023
O escritor e historiador paraguaio, Luis Aguero Wagner sublinhou anteontem, quarta-feira pela tarde, na capital argentina, Buenos Aires, que a hora chegou para a Argélia voltar ao caminho certo e acabar com um conflito, que ela criou com todas as peças, visando apenas opor-se à integridade territorial do Reino de Marrocos.
|
|
BRICS: confirmação da adesão à legitimidade internacional e aos padrões internacionais em relação à questão do Saara 28-08-2023
Os líderes dos países BRICS, durante a sua reunião em Joanesburgo, 23 de agosto de 2023, informaram no comunicado Joanesburgo, confirmando a adesão ao multilateralismo, em conformidade com os princípios da Carta das Nações Unidas e da defesa da integridade territorial, chamando ainda para não interferir nos assuntos dos Estados e respeitar a resolução pacífica contra os litígios e conflitos regionais.
|
|